A Naked Lá Na Vila encerrou as portas na última sexta-feira, 12, deixando um rastro de 60 desempregados sem o recebimento de direitos trabalhistas, ressentimentos e um barraco armado nas redes sociais sem nenhuma purpurina, apenas com farpas e cinzas (nada a ver com a Grey). A Revista Publicittà recebeu carta de Fernanda Romano, publicitária que em nome da Naked nos Estados Unidos havia fechado parceria com Rodrigo Pedreira para abrir no Brasil uma filial da agência em 2012, essa que, agora, chega a um melancólico fim.
No especializado Meio & Mensagem, ex-funcionários criticam o fechamento em comentários e também a postura dos sócios, inclusive de Fernanda Romano que, segundo um deles, viajava em primeira classe de avião na rota São Paulo-Nova York quando a agência já enfrentava turbulência em solo. Aqui, você lê o texto enviado por Fernanda Romano. Ficamos, assim, aguardando o posicionamento de Rodrigo Pedreira para complementar essa reportagem. Por hora, é o que temos.
Sobre o que aconteceu com a Naked Lá na Vila
O fim da Naked Lá na Vila é o momento mais triste da minha vida profissional. Foi um projeto de que participei com amor e com muita vontade de fazer diferença no nosso mercado. Ou, como estava escrito no manifesto de sua fundação; “nos reunirmos todo o dia para mudar o mundo, um quarteirão de cada vez.”
Em Dezembro de 2014, quando venceu o direito de uso do nome da Naked, começamos a procurar as saídas para o fim da parceria, um processo demorado e nada simples, para não deixar cair o dia a dia dos clientes e funcionários.
Quando o fim começou a se desenhar, pensamos num plano de emergência que acomodasse os clientes e funcionários. Foi assim que, entre outras coisas, trabalhamos para transferir, com autorização do proprietário e gestor da agência, as contas de Kingston e Aramis para a We, junto com parte das equipes de atendimento, mídia e criação. Da mesma forma, fizemos o máximo esforço para encaminhar clientes e funcionarios para uma transição sem prejuízos. Nossa preocupação sempre foi a salvaguarda dos negócios dos clientes que atendíamos e da vida das pessoas que todos os dias se dedicavam a “Lá Na Vila”.
O nome fantasia “Lá na Vila” era usado por duas empresas de propriedade de Rodrigo Pedreira; a Pedreira Produções Digitais Ltdas e a NBR Comunicações Ltda.
Em maio, soube por um post no Facebook que o Rodrigo Pedreira assumiu o cargo de COO da VML. Na sequência, ele, que detem a gestão administrativa e financeira da empresa, resolveu por conta própria desfazer o que construímos.
Na sexta-feira, dia 12/6, fui surpreendida com a decisão dele de encerrar as atividades naquele dia. A transição que estava sendo feita de forma planejada, organizada e pensada há meses com todo cuidado foi, assim, interrompida.
Hoje, avalio a série de equívocos na condução do negócio. Como funcionária da Naked em Nova York e, a pedido da mesma, procurei um parceiro para trazer a marca para o Brasil. Achei que tinha encontrado no Rodrigo este parceiro para a Naked. Por uma série de razões, a sociedade nunca foi formada e a Naked funcionou durante estes quase 3 anos apenas como parceira das empresas de propriedade dele, que atuavam com o nome fantasia da agência.
Me preparei para muitas coisas na minha vida profissional e acredito que a transição teria sido tranquila para clientes e funcionários. Mas infelizmente não tive condições de concluir uma transição que dependia das decisões do dono e administrador da agência.
Fernanda Romano