O Grupo MatosGrey começa hoje uma nova fase em sua trajetória. Silvio Matos, presidente e diretor-geral de criação do Grupo MatosGrey, incorpora a sua equipe um dos executivos mais experientes e reconhecidos na gestão de negócios. Trata-se de Mark Essle, 44 anos, que por cinco anos foi presidente para a América Latina da A.T.Kearney, uma das maiores empresa de consultoria do mundo. Mark chega como sócio e CEO do Grupo MatosGrey.
Mark acaba de retornar de um período sabático de dois anos, quando, na companhia da sua mulher e dos três filhos, fez a rota do Pacífico num veleiro. O convite de Silvio Matos veio quando Mark estava de malas prontas para retomar sua vida profissional em Dubai, nos Emirados Árabes. “Vim para a MatosGrey porque tenho com o Silvio total comunhão de pensamento e visão de negócio”, diz Mark. “Acredito que o setor da comunicação passa por uma mudança de paradigma e há muito espaço para quem souber ousar.”
A sintonia de idéias entre Silvio e Mark vem de muitos anos de amizade. Em meados de 2005, quando Silvio projetava seu modelo de agência – parceria estratégica e comprometida com os resultados dos clientes -Mark não pôde fazer parte equipe original da MatosGrey porque partia para sua viagem pelo Pacífico. “Todo mundo sonha. Ele foi lá e fez. Isso revela que o Mark tem um perfil de estrategista, corajoso e empreendedor” afirma Silvio. Mark vem para a MatosGrey também para estruturar e gerir a área de consultoria da agência, um dos pilares de serviços do clientes. “O mercado brasileiro passa por um período excepcional e vários indicadores mostram que o crescimento atual da economia é sustentável, ao contrário de alguns booms do passado”diz Mark.
Nascido na Alemanha, Mark chegou ao Brasil aos cinco anos de idade. Aos dezoito, retornou ao seu país, onde se formou Engenharia de Produção. Recém-formado, começou sua carreira como consultor na A.T.Kearney, onde atuou por 19 anos, dos quais cinco na presidência para a América Latina. Seu retorno ao Brasil aconteceu em 1991, quando desembarcou em São Paulo para acompanhar um projeto de consultoria na área automobilística.
Afinal, Mark é alemão ou brasileiro? “Brasileiro” responde ele, em português fluente e sem sotaque. “Eu nasci na Alemanha, mas meu bisavô já vivia no interior Paulista casado com uma moça de Blumenau.”
DIRETORIA MATOSGREY
SILVIO MATOS PRESIDENTE E DIRETOR-GERAL DE CRIAÇÃO
Começou sua carreira como redator no Rio de Janeiro. Mudou-se para São Paulo em 1997. Trabalhou na Fischer América como diretor de criação, diretor nacional de criação e vice-presidente executivo. Depois foi CEO e diretor de criação da Giovanni, FCB São Paulo. De lá, saiu para assumir a presidência e a diretoria de criação da Bates Brasil, em 2001. Silvio Matos também esteve à frente da presidência e da direção de criação da Y&R no Brasil. Em abril de 2006, em sociedade com o grupo WPP, assumiu o controle da Grey no Brasil e fundou a MatosGrey.
MARK ESSLE SÓCIO E CEO
Nascido na Alemanha, Mark chegou ao Brasil aos cinco anos de idade, retornou ao seu país, onde se formou Engenharia de Produção. Mark atuou por 19 anos na A.T.Kearney, dos quais cinco na presidência para a América Latina. Na A.T.Kearney, Mark liderou projetos com resultados importantes na indústria de bens de consumo, bancos, telefonia, varejo e bebidas.
ALUIZIO FALCÃO FILHO VICE-PRESIDENTE DE CONTEÚDO
É jornalista formado pela Universidade de São Paulo. Foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo. Antes disso, foi publisher da revista Forbes Brasil e responsável por trazer a marca para o Brasil. Na área empresarial, foi diretor adjunto de marketing corporativo do Banco HSBC. Trabalhou por dez anos na Editora Abril, onde foi repórter, editor e diretor. Em fevereiro de 2006, assumiu a vice-presidência de conteúdo da MatosGrey.
LEANDRO CASTILHO DIRETOR DE CRIAÇÃO
Trabalhou como redator nas agências SLBB; Lew, Lara; Propeg; FCB; DM9DDB e Fischer América. Em junho de 2003, tornou-se diretor de criação da Bates Brasil, exercendo essa função também na Young & Rubicam e atualmente na MatosGrey. Possui vários prêmios do Clube de Criação de São Paulo, além de Leão do Festival de Cannes e prêmios no Clio Awards, New York Festival, FIAP, entre outros.
ANDRÉ GOMES DIRETOR DE ATENDIMENTO
É formado em jornalismo pela Faculdade da Cidade (RJ), com pós-graduação em marketing pela ESPM. Gomes começou sua vida profissional na Brahma em 1994. Na Brahma, que se tornou AmBev em 2000, atuou durante seis anos em diversos postos. Saiu de lá como gerente de produto e gerente de promoções da marca Brahma. Trabalhou também na Santher e na Kaiser. Em 2003, assumiu uma das diretorias de atendimento da Y&R (RJ). Desde abril de 2006, é diretor de atendimento da MatosGrey.
ANDREA FERNANDEZ DIRETORA DE ATENDIMENTO
Começou sua carreira em 1987 na JWT, atuando principalmente na área de promoção e eventos. Nos anos de 1990 e 1991, atuou no marketing de uma grife masculina. Em seguida, retomou sua carreira em agência, na Z+G Grey, contratada para atender clientes de perfil internacional. A partir de 1999, integra a equipe da Grey Brasil, depois transformada em MatosGrey, onde exerce o cargo de diretora de atendimento.
ADOLFO RAIG DIRETOR DE PLANEJAMENTO
É formado em marketing pela ESPM, com gestão em business pelo Mackenzie e especialização em planejamento e comunicação pela Miami Ad School. Em sua trajetória profissional, Raig teve passagem pela Ogilvy, DM9 e W/Brasil. Em outubro de 2006, assumiu a diretoria de planejamento da G2 Brasil, agência de ativação de marca do Grupo MatosGrey. Em outubro de 2007, aceitou o convite de Silvio Matos para ser diretor-geral de planejamento da MatosGrey e da G2.
JAIRO SOARES DIRETOR DE MÍDIA
Começou sua carreira aos 14 anos, em 1993, na DM9DDB, onde trabalhou por 9 anos. Na Tribal DDB de São Francisco, conquistou expertise em mídia on-line. Fez parte da primeira equipe da África em 2002. No final de 2003, ingressou na Leo Burnett para cuidar da mídia das contas Johnnie Walker, Boehringer e Procter&Gamble. Em 2005, foi para a Y&R Brasil para atender a Vivo. Integra a equipe da MatosGrey desde sua fundação.
YURI AIZEMBERG DIRETOR DE OPERAÇÕES
É formado em propaganda desde 1996. Em 1994, iniciou sua carreira na Cervejaria Brahma, em Piracicaba. Veio para São Paulo em 1997. Trabalhou por quatro anos na DPZ, atendendo as empresas Kaiser, Gol Linhas Aéreas, Petrobras, Telesp Celular e Governo do Estado de São Paulo. Foi convidado para trabalhar na Bates Brasil, atendendo a Kaiser. Após a fusão com a Y&R, passou a atender a Vivo. Atualmente é diretor operacional da MatosGrey.
EDUARDO GROISMAN CFO E DIRETOR-FINANCEIRO
Duda, como é conhecido no mercado publicitário, ingressou no Grupo MatosGrey em julho de 2007. Formado em administração de empresas pela PUC-SP, com MBA pelo Ibmec, Duda trabalhou no Grupo Total, na KPMG, no Citibank e na Atlântica Serviços Financeiros. Há 19 anos dedica parte do seu tempo livre a iniciativas do terceiro setor. Participa de projetos sociais em duas favelas na região do Capão Redondo (SP), além de ser diretor na ONG Symap (Sylvio de Magalhães Padilha), que usa o esporte como ferramenta de transformação social.
PRÊMIOS 2007
A MatosGrey foi a única agência brasileira a conquistar um Leão na categoria Marketing Direto no Festival Internacional de Cannes. Silvio Matos foi eleito Publicitário do Ano pelo júri Colunistas, além de três prêmios de ouro, cinco de prata e onze de bronze.