De 7 a 12 de janeiro, grifes consagradas e novos talentos vão desfilar as tendências do outono/inverno 2008 pelas passarelas da Marina da Glória. Criado e organizado pela Dupla Assessoria, o Fashion Rio é realizado pelo Sistema Firjan.
Uma das estréias dessa edição é a Homem de Barro, que entra no time de novos talentos. A grife é derivada do Pólo de Moda de Niterói, da Firjan, e inaugura, em janeiro, oficialmente sua loja, no Quartier Ipanema. Tem como marcas registradas o caráter artesanal muito acentuado e a mistura de cores. Técnicas artesanais, como o bordado e o patchwork, valorizam as peças. O foco da marca é a moda feminina, mas já começam a ser produzidas as primeiras camisetas masculinas. A Homem de Barro já participou de feiras na Itália e no Japão, além de exportar também para a Itália, Grécia e Rússia, e emprega 200 famílias de bordadeiras, de comunidades carentes de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo.
Outra novidade é a grife Giulia Borges, que estréia no time de novos designers. A marca, que é supernovinha (tem dois anos e meio), está numa fase ótima, pois acaba de receber a notícia de que vai estar na semana de moda e, no fim deste mês, vai abrir sua primeira loja, no Fashion Mall. E em grande estilo, com projeto assinado pelo André Piva. A estilista, que tem só 24 anos, está animadíssima. Já vendeu em multimarcas, como a Dona Coisa, a Contemporâneo e a Bebel, e arrasou.