Depois de um processo seletivo que avaliou 750 looks de estudantes de moda de todo o País, os cinco finalistas desfilaram suas criações na passarela da Fenit – Feira Internacional da Indústria Têxtil, o mais tradicional evento da moda nacional.
O evento, que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, foi realizado paralelamente à Feira e reuniu centenas de pessoas do mundo da moda, além de profissionais ligados ao setor de confecção. Sob o tema Moda & Tecnologia, os estudantes Ana Paula Mendes, Francesca de Paula Cunico Córdova, ambas da Universidade Anhembi Morumbi (SP), Thais Collegari Fernandes, da Universidade do Estado de Santa Catarina – SC, Liege Lopes Sales, da Universidade Estadual de Londrina – PR, e Dieferson Alisson Gomes, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Salto-SP). Cada um levou à passarela da Fenit, cinco looks.
Ana Paula Mendes apresentou “Do Lixo ao Faxion”, uma coleção desenvolvida a partir da tecnologia dos tecidos ecologicamente corretos e recicláveis. A estudante ficou entusiasmada com a conquista do prêmio. “É tudo novo pra mim, acho que as pessoas entenderam a mensagem que eu queria passar, de valorização do trabalho dos catadores de lixo e da preservação da natureza. Estou muito feliz e a partir de agora, começo a desenvolver minha coleção para a Fenit do ano que vem, pois quero valorizar muito este prêmio que recebi”, disse. “O novo já nasce velho”, de Liege Sales, inspirou-se no desenho animado “Os Jetsons”. Os looks têm como referência a família – tema do desenho – e uma imagem nostálgica, otimista e inovadora, onde tudo é rápido e dinâmico.
O objetivo da coleção de Francesca de Paula Córdova foi retratar o tempo atual, através da moda. A coleção foi inspirada na obra “Modernidade Líquida”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925). A intenção foi apresentar uma coleção que deixe as pessoas mais velozes e eficientes para enfrentar o caos da vida urbana em pleno século XXI, no entanto, mais seguras. Do oriente, vem a inspiração da coleção “Tecnipônico”, de Thaís Fernandes, de Santa Catarina. A jovem estilista busca unir a tecnologia contemporânea com a tradição da cultura japonesa.
O jovem Dieferson Gomes apresentou o tema “Ecotech: Contemporaneidade e Moda”. Segundo ele, a valorização da Eco-Technologia faz com que as peças possuam conceitos contemporâneos e ofereçam novas formas de redesenhar o corpo. “Esse foi o meu primeiro desfile”, comenta o estudante. “A sensação foi incrível, um momento único.
Agradeço a toda a organização do evento, pois tenho certeza que a apresentação foi um divisor de águas na minha carreira. Estou ansioso para a Fenit 2008, pois terei meu próprio estande para fazer meus lançamentos no mercado”, concluiu.
Muitos estilistas renomados começaram a carreira na Fenit, uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem as tendências de um mercado novo e entrarem em contato com essas promessas da moda.
O Concurso Novíssima Geração é também um incentivo para esses futuros profissionais e como prêmio, todos os finalistas receberão um estande para expor seus trabalhos na Fenit 2008, que acontece de 17 a 20 de junho, no Anhembi.