Os brasileiros estão aderindo às novas plataformas de acesso à Internet. Isto é o que indicam dados apurados pela Predicta, consultoria especializada no gerenciamento e otimização de estratégias de marketing digital. Somente nos últimos seis meses a empresa contabilizou um aumento de 167% no volume de acessos via celulares e PDAs. Com comercialização oficial no Brasil prevista apenas para 2009, o iPhone, gadget recém-lançado pela Apple, que virou objeto de cobiça em todo o mundo, já está, literalmente, fazendo a cabeça dos usuários.
É um crescimento em progressão geométrica. Para se ter uma idéia, em apenas seis meses contabilizamos 1.129% de aumento no volume de acessos à Internet por meio do iPhone, afirma Claudia Woods, diretora de estratégia e inteligência da Predicta.
A consultoria, que gerencia e mensura campanhas on-line dos principais anunciantes e portais do Brasil, detectou que o acesso via dispositivos móveis já está integrado ao dia-a-dia dos internautas no país. Esta conclusão é resultado da análise dos dados apurados pela ferramenta de WebAnalytics Predicta Atmosphere, que avalia o comportamento dos usuários na Internet por meio de uma série de métricas de audiência, como análise de origem, tempo de navegação, análise técnica e KPI´s (Key Performance Indicators) de gerenciamento de performance. E o iPhone é o maior exemplo dessa tendência.
A intimidade dos usuários com os dispositivos móveis acompanha a movimentação positiva do próprio mercado de telefonia celular. Estudos da Informa, empresa européia de pesquisas, indicam que hoje são cerca de 3,3 bilhões de usuários em todo o mundo. Só no Brasil, conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a base de clientes ativos atingiu a marca de 122,8 milhões de assinantes em janeiro deste ano.
Além disso, segundo o Ibope/NetRatings, 7% da base de usuários acessaram a Internet por meio de celulares em 2007 – o que representa 2,8 milhões de internautas. Com a chegada do 3G, este número deve crescer consideravelmente. Este é um caminho sem volta, aponta Claudia Woods. Vivemos em um mundo 100% on-line, onde podemos acessar e ser acessados rapidamente e o celular está, cada vez mais, se tornando o instrumento desta conexão, complementa.