A agência mineira, DIFERi Comunicação de Impacto, lança hoje mais uma campanha para a Rede SMART de Supermercados, a maior rede de supermercados do Brasil, com 1242 lojas filiadas em 18 Estados e mais de 800 cidades.
Destacando-se como uma das empresas que mais inova em comunicação, depois do sucesso de sua campanha de aniversário tendo como garota propaganda a cantora Stefhany, a qual levou milhares de pessoas a se perguntarem para qual empresa ela estaria fazendo a propaganda, a Rede SMART inova mais uma vez, agora em parceria com a RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres – e com apoio da PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Desta vez, o alvo da campanha é a conscientização ambiental através de um livro ilustrado com figurinhas para crianças, intitulado “Fauninha – O Brasil é o bicho”, trazendo imagens de animais da fauna brasileira.
Ao todo são 32 páginas com informações, curiosidades, desenhos para colorir e 120 figurinhas. De forma lúdica, o livro desperta a criatividade e trabalha a conscientização das crianças para questões como a importância da preservação ambiental e o sério problema em relação ao tráfico de animais silvestres.
Dessa forma, foi criada uma campanha contendo um hot site interativo, além de um filme que será veiculado nas principais praças do Brasil. Para as lojas foram criadas peças de merchandising para entrar no clima da Fauninha e divulgar a promoção, que ainda conta com sorteio de prêmios ao consumidor final. Ao comprar o envelope de figurinhas, o consumidor recebe um cupom para concorrer a 60 computadores e 60 DVDs do documentário O Brasil é o Bicho. No cupom, o consumidor ainda indica uma escola para ganhar outro computador caso seja premiado. Além disso, comprando no cartão Smart Fácil o consumidor concorre a 3 mil bichinhos de pelúcia da Fauninha Smart.
O comércio ilegal de animais silvestres é a terceira atividade clandestina que mais movimenta “dinheiro sujo” – perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas – devido à imensa oferta e diversidade de peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros, sendo, em sua grande maioria, animais ameaçados de extinção.
Nesse tipo de “comércio” as condições de transporte são péssimas, filhotes são retirados das matas, atravessando fronteiras escondidos em bagagens de contrabandistas, para serem vendidos como mercadoria, sendo que muitos desses animais morrem antes mesmo de chegarem ao seu destino final. Segundo relatório da Polícia Federal, todos os anos, mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu habitat natural, sendo 40% desses, exportados. O tráfico interno é praticado por caminhoneiros, motoristas de ônibus e viajantes. Já o esquema internacional envolve um número bem maior de pessoas.
Ficha técnica:
Criação: Mário Virva, Marcos Peresi, Mara Faria e Leandro Souza
Diretor de Criação: Mário Virva
Diretor de Cena: Alfredo Valtier
Diretora de Fotografia: Andréa Lavanere
Atendimento: Lorena Ribeiro, Andrea Machado e Rogério P. Fonseca
Mídia: Danilo Alves e Raissa Rezende
Produção Gráfica: Flávio Melo, Lincoln Cruz
Aprovação pelo cliente: Marcelo Cavalcanti, Maria Tereza Próspero, Leila Silva, Lauana e Renato Assunção