Esta exposição-instalação fotográfica também contará com o lançamento do livro, O Chão de Graciliano, que registra os resultados do ensaio fotográfico de Tiago com textos de Audálio Dantas. Como na obra de Graciliano Ramos, o ensaio fotográfico é centrado na figura do homem, tendo a paisagem como mero pano de fundo.
Na apresentação do livro, o jornalista (também nordestino) Joel Silveira afirma: O chão percorrido pelo fotógrafo é o mesmo sobre o qual Graciliano construiu a sua literatura, mas não é a paisagem, a terra quase sempre dura e seca, que Tiago recolhe em sua câmera; o que ele registra é o homem que nela vive, sobrevive ou dela se retira quando de todo perde a esperança.
Já o livro de arte-reportagem, O Chão de Graciliano, editado pela Tempo dImagem, mostra a região de nascimento e criação literária de Graciliano Ramos. Com versão em inglês e espanhol, ele é o resultado de várias viagens ao sertão de Alagoas e Pernambuco, a partir de 2002. Considerado até hoje como mais importante trabalho realizado sobre a vida e a obra do escritor, o ensaio fotográfico de Tiago ganha o Prêmio Conrado Wessel, o maior prêmio de Ciência, Cultura e Arte do Brasil.
A abertura foi adiada para 19 de fevereiro de 2008 e ficará aberta para visitações até 30 de março, no Espaço Cultural ECCO.