Com o conceito “Positivo. O computador que todo mundo entende”, a nova campanha da Positivo Informática S.A., maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, mostra que a língua dos computadores pode ser muito mais simples do que parece. Criada pela JWT Curitiba, a campanha mais completa que a empresa já colocou no ar, aposta em uma linha criativa e diferenciada da de seus concorrentes, que usam e abusam de termos técnicos complicados.
“Procuramos explicar, de forma simples e bem humorada, alguns conceitos e termos que são usados com muita naturalidade por especialistas ou mesmo por quem já conhece um pouco de computador, mas que são complicados para quem está comprando sua primeira máquina”, comenta César Aymoré, diretor de marketing da Positivo Informática. A campanha teve início no dia 29 de julho, em veiculação nacional, durante o Fantástico, na Rede Globo e no Domingo Legal, no SBT.
A ação, que fica no ar até meados de dezembro, é composta por filmes, ações de merchandising no Mais Você (TV Globo), Domingo Legal (SBT) e Tudo é Possível (TV Record), anúncios em revistas semanais como Veja, Placar, Ana Maria, Viva! e Tititi, e nos jornais Folha de S.Paulo e Jornal da Tarde e mídia exterior. Em mobiliário urbano, serão 200 faces de abrigos de ônibus em Curitiba, incluindo duas peças especiais em que os painéis serão preenchidos com objetos reais, mostrando tudo o que cabe dentro de um computador.
Os três comerciais para TV – “Processador” e “Documentos com Vírus” que estréiam essa semana, e “Salvar o Arquivo”, que está sendo finalizado – mostram situações onde os termos científicos são confundidos com seus significados literais de forma divertida. Já as peças gráficas resumem de maneira simples o que cada computador tem de melhor, os principais benefícios e a aplicação mais indicada para cada modelo.
“Historicamente, a comunicação no segmento de informática sempre procurou falar das máquinas e não dos consumidores. Esta campanha da Positivo Informática abre um novo capítulo”, diz Mario D”Andrea, diretor geral e criação da JWT Curitiba. Segundo ele, é a primeira vez que uma empresa se preocupa em desmistificar o “informatiquês”, especialmente para as classes populares, que são os novos consumidores deste mercado. “A principal ferramenta é o humor utilizado nos filmes, que brinca com as expressões técnicas que sempre “assustaram” os leigos. E rir de você mesmo é, antes de mais nada, uma prova de inteligência”, completa D”Andrea
A direção de criação é de Mário D”Andrea e Fabio Miraglia, que também assina a direção de arte ao lado de Ricardo Marques. A redação é de Leandro Pinheiro. Os filmes foram produzidos pela O2, com direção de cena de Heitor Dhalia.