O Jornal O Dia, do Grupo O Dia de Comunicação, começa no dia 15 de março a campanha para o lançamento de seu novo formato. Além do tamanho do diário, sofrem alterações de LAYOUT os cadernos e o logo que volta a reforçar a cor amarela que caracterizou a marca por muitos anos. A campanha chega à televisão, outdoors, busdoors, entre outros, ao mesmo tempo em que o jornal nas bancas.
O novo jornal (35 cm x 24,5 cm) é um pouco menor do que o formato berliner, mas um pouco maior do que o tablóide tradicional, marca registrada do jornal Meia Hora, também do Grupo. O responsável pelo novo LAYOUT do jornal foi André Hippertt, que deu um aspecto mais clean lembrando uma página de internet, de fácil acesso e um design mais amigável ao diário.
As informações mais importantes do dia também ganham em destaque, já que as imagens e notícias da capa, menor, chamam a atenção do leitor igualmente.
A facilidade de manuseio trazida pelo novo formato também é garantida pelo sistema de encaixe dos cadernos que terão um efeito “cebola”, típico de uma revista.
“A idéia é aproximar-se do conceito de um jornal-revista e o tratamento das imagens segue o padrão desse tipo de publicação, com cores fortes e nitidez impecável”, explica Alexandre Freeland – diretor de redação.
“Conseguir fazer um jornal que tivesse maior mobilidade, agilidade e beleza foram as motivações para as mudanças. Acreditamos que o novo formato será um sucesso e, com certeza, nosso leitor tem muito a ganhar com isso”, afirma Gigi Carvalho – Diretora-Presidente do Grupo O DIA de Comunicação.
A parte editorial também se renova, com novas colunas e a reformulação da revista que também muda o LAYOUT, a qualidade do papel e o nome, passando a se chamar TV Tudo de Bom. Luciano Huck estréia a capa da revista.
O Dia Online
E o site do jornal não fica atrás nas inovações. Seguindo a tendência de mercado, a opção pelo novo LAYOUT da home foi pela horizontalização. As transformações foram coordenadas por Henrique Freitas, superintendente de Negócios Digitais, e por Victor Javoski, gerente de Conteúdo Digital.
Redesenhado pela mesma equipe de designs responsável pela reforma do jornal impresso, O Dia Online fica mais bonito, mais moderno e mais intuitivo. O novo LAYOUT horizontaliza as notícias, ajudando na hierarquização do conteúdo e na apresentação do noticiário. “A idéia, com as mudanças, é reforçar para os leitores que o site e o jornal de papel são produtos diferentes e complementares. A internet não é um mero espelho do impresso. É um produto com dinâmica própria e que, por isso, merece atenção redobrada”, diz Henrique Freitas.
Fotos, vídeos e infográficos animados ganham mais destaque, logo na primeira tela, valorizando o conceito multimídia, essencial para a web. Outro ponto fundamental do novo site é a integração com o leitor, que será convidado a participar cada vez mais da cobertura, seja enviando pautas, imagens, vídeos e textos, seja comentando e opinando sobre as notícias publicadas tanto no jornal quanto na própria internet. Para incrementar ainda mais essa experiência de jornalismo colaborativo, a seção “Conexão Leitor” será o ponto de encontro entre o jornal de papel e o jornal digital.
Único veículo de comunicação brasileiro entre os 10 termos mais buscados do Google em 2008, O Dia Online pretende, com essa mudança, se aproximar ainda mais do internauta, confirmando seu papel de informar, entreter e prestar serviço. Com isso, também reforça seu compromisso com os anunciantes de oferecer um produto líder em seu segmento, que atrai audiência qualificada e interessada nos mais variados assuntos.