Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
O FIM DELAS? - Revista Publicittà O FIM DELAS? - Revista Publicittà

O FIM DELAS?

0

CARLOS FRANCO


O consumidor deve ficar atento neste fim de ano: as promoções de aparelhos de televisão analógicos deve crescer barbaramente, especialmente porque a Copa 2010, na África do Sul, promete ser a primeira integralmente digital e esses aparelhos não oferecem a mesma resolução. O padrão analógico, muitos ainda não sabem, está caindo por terra em todo o mundo e no Brasil também tem data de validade. Até 29 de junho de 2016, os nobres telespectadores terão acesso aos dois padrões, tanto o digital como analógico, mas, a partir desta data, prevalecerá o padrão digital. Ou seja, quem compra hoje uma televisão analógica, aquela tradicional, deve saber que a partir desta data ela ficará cega e muda ou necessitará de um conversor.
É claro que os fabricantes se mobilizam para pedir prazo extra. Mas uma coisa é certa: o padrão digital veio para ficar. As promoções, portanto, devem ser consideradas pelo consumidor uma vez que os aparelhos de plasma e LCD com tecnologia digital embarcada – sem precisar de conversor à parte – também começam a cair de preço.
A publicidade, é claro, entrou em campo. Afinal, o fenômeno da troca ocorre em todo o mundo, com prazos mais curtos que os nossos na Europa e Estados Unidos.
Alice Cooper – alguém se lembra do roqueiro que incendiava platéias de todo o mundo nos anos 1980? – é a estrela de campanha da Sony. O cantor que tinha o hábito de quebrar televisores por onde passava, atirando-as das janelas de hotéis, agora diz em comercial criado pela TBWA de Londres que ninguém precisava jogar seus aparelhos de televisão velhos – incluindo os analógicos fora. É que a Sony está oferecendo 150 euros pelos aparelhos antigos de quem compra o Bravia, a sua linha mais sofisticada de aparelhos digitais.
A propaganda faz sucesso e é também um pedido de Alice Cooper para que ninguém atire os seus sucessos, também do passado, pela janela.
A publicidade tem o hábito de reciclar ideias. O problema é que num planeta onde apenas 2 bilhões de pessoas consomem e outras 6 bilhões, fora da linha de consumo, estão doidas para realizarem seus sonhos, tanta troca soa mão. A Sony, porém, pega na jugular do que muitas organizações ambientalistas – hoje com grande poder, mais que no passado – apregoam: a indústria deve ser cada vez mais responsável por reciclar o que produz. No Brasil, fabricantes de pneus já se oferecem para ser depósito dos usados assim como a indústria de pilhas e baterias promete recolher aquelas que, sem energia, poluem o meio ambiente e podem colocar em risco, jogadas em lixões, os lençõis freáticos e água é uma preocupação hoje global. Por aqui, ainda temos muito água, mas pequenos gestos, podem ajudar e muito.
Leitores podem estar ser perguntando: Será o fim delas (daqueles televisões com cabeça de ET)?. Sim, mas é claro, que se até hoje têm os que preferem aparelhos preto e branco, e gastam fortunas para mantê-los, algumas irão sobreviver, mas essa era estão chegando ao fim e começa a reciclagem, enquanto isso esses aparelhos do passado estão em oferta. A linha do tempo com que viram peças de museus é hoje muito mais rápida, em tempo real e em ondas digitais.

Share.

About Author

Comments are closed.