População (85%), veranistas* (82%) e turistas (84%) percebem Ilhabela como uma cidade em desenvolvimento. As belezas naturais, o contato com a natureza e a tranqüilidade do local são os aspectos mais valorizados tanto para moradores quanto para os visitantes, que reforçam a vocação e infra-estrutura turísticas da cidade. Esses são alguns resultados do estudo encomendado ao IBOPE Inteligência pelo Movimento Nossa Ilha Mais Bela.
A fim de levantar informações que subsidiassem a discussão de políticas públicas e de programas de governo, a pesquisa abordou a percepção de moradores, veranistas e turistas eventuais sobre temas impactantes na qualidade de vida da ilha.
O levantamento mostrou que cerca de 37% da população de Ilhabela aponta o saneamento básico deficiente como o maior problema da cidade. Essa percepção é compartilhada por veranistas, que também identificam o trânsito (39%) e a ocupação desordenada (34%) como questões problemáticas na ilha. Na esfera social, as áreas que mais preocupam a população são drogas (34%), emprego (31%) e saúde (31%).
As opções de lazer e esportes oferecidas em Ilhabela são destacadas positivamente por veranistas e turistas que, por outro lado, queixam-se dos altos custos dos serviços. Inclusive, o elevado custo de vida na cidade é reclamação de moradores.
*veranistas: pessoas que possuem imóvel na cidade
Sobre a pesquisa
Período: O estudo foi realizado no período de 9 a 14 de setembro de 2007.
Amostra: Foram entrevistados moradores de Ilhabela (406); veranistas que possuem casa na Ilhabela e vão à cidade com freqüência (100); turistas eventuais (100); e moradores da cidade de São Paulo (400 entrevistas telefônicas).
Fonte: IBOPE Inteligência
O Ibope e a Ilhabela
0
Share.