A partir do dia 27 de setembro, vai ao ar nacionalmente a nova campanha institucional criada pela NEOGAMA/BBH para o iG. Um grande esforço de comunicação do anunciante em 2007.
A campanha, composta de quatro filmes e três anúncios, reforça o posicionamento O mundo é de quem faz, criado pela agência em meados de 2006, e apresenta a nova identidade visual do iG.
A campanha enfatiza o novo momento do portal, que apresenta novos canais, produtos e serviços criados dentro do princípio do protagonismo.
Há seis meses estamos trabalhando nesse conceito, que propõe uma evolução da idéia-prima O mundo é de quem faz, que marcou o início da parceria entre a NEOGAMA/BBH e o iG.
Através do conceito de fazer e de movimento enfatizamos ainda mais a idéia de que, na internet, as pessoas deixam de ser apenas platéia para serem protagonistas do mundo, explica Alexandre Gama.
O primeiro filme a ser veiculado é intitulado Fazer, e traduz em 1 minuto o conceito da marca iG. A mensagem traz um conjunto de imagens fortes pontuadas por um manifesto do iG em prol do fazer, expresso numa locução em off.
A frase final – Fazer e nunca ficar parado, pois a felicidade não é um alvo fixo – mostra que as pessoas felizes são as que vão atrás de seus objetivos. O filme é finalizado com a assinatura iG o mundo é de quem faz.
A trilha que acompanha o comercial é de Joe Sartriani, um dos maiores guitarristas do mundo. Rubina’s Blue Sky Happiness, um clássico do álbum The Extremist (1992) é marcada pelo gênero neo-folk, e foi regravada especialmente para o filme.
O segundo filme, intitulado Planeta, exalta as pessoas que movem o mundo através de suas ações. Todos os movimentos que ilustram a mensagem se dão a partir do apertar da tecla enter no teclado do computador. O filme se encerra com a constatação É você que faz o seu mundo girar e a assinatura do iG.
No terceiro filme, Passos de Dança um rapaz segue o caminho de sua vida até encontrar uma garota passando em sentido contrário, o que o leva a mudar completamente seu itinerário. O filme se encerra com a conclusão: Você faz seu caminho, seguida da assinatura.
O último filme é sobre a vida entediante de uma estátua. O comercial mostra que nem as estátuas agüentam ficar paradas vendo o mundo acontecer. No final, a locução reforça: O mundo não é de quem fica parado , seguida da assinatura.
A produtora responsável pelos filmes é a Hungry Man, e conta em sua direção com a dupla 300ml, famosa pelo premiadíssimo curta Tarantino´s Mind.
Mídia impressa lança nova linguagem visual para a marca iG
A campanha de mídia impressa inaugura a nova identidade visual que vai pautar a comunicação do iG daqui em diante: a Pixel Art. É uma modalidade de arte digital em que as imagens são produzidas através da composição de pixels, ou seja, a partir dos menores elementos componentes de uma imagem eletrônica. Como parte dessa mudança visual, a campanha apresenta ainda o novo logotipo do iG.
Na nova campanha do iG, a impressionante riqueza de detalhes da pixel art foi transformada em um jogo que promove a interação entre mídia impressa e internet: o Caça-píxel. Os anúncios propõem um desafio aos consumidores: acessar um endereço virtual e participar de um quiz com uma série de enigmas sobre as imagens dos anúncios. Aqueles que responderem corretamente concorrerão a prêmios customizados em pixel art. A promoção entra no ar a partir do dia 15 de outubro.
Os 3 primeiros anúncios da campanha foram criados por Márcio Ribas, Isabella Paulelli e Silvio Amorim, com direção de criação de Alexandre Gama. Para desenvolver as ilustrações desses anúncios, foram convidados os maiores artistas internacionais de Pixel Art da atualidade o coletivo alemão Eboy e o italiano Totto.
O anúncio Cidade de Teclado mostra os canais de entretenimento do iG inseridas numa cidade construída em um teclado de computador. Nesta cidade, todas as pessoas estão fazendo algo relacionado às ferramentas, numa alusão ao conceito do protagonismo na internet.
Já o anúncio Gigante mostra uma cidade de produtos do iG sendo construída por um boneco pixelizado, numa alusão aos usuários que podem gerar conteúdo dentro do portal.
Completa a campanha o anúncio Cidade Banda Larga, que dá continuidade à uma outra campanha assinada anteriormente pelo iG para divulgar o iG Banda Larga e inaugurada com o filme Repetição, em veiculação desde junho passado. Este anúncio deixa claro que o iG é hoje um provedor de acesso banda larga.
Estão em desenvolvimento outras ações para o iG utilizando a linguagem de pixel art.