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O poder dos bancos

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Itaú, Bradesco e Banco do Brasil são as marcas mais valiosas do País, segundo pesquisa da consultoria inglesa Intebrand, segundo a qual a marca Itaú tem valor de R$ 8,076 bilhões, seguida de Bradesco (R$ 7,922 bilhões) e Banco do Brasil (R$ 7,772 bilhões). Ninguém parece ter a menor sombra de dúvida quanto ao poder dos bancos, enquanto lá fora são marcas de consumo como Coca-Cola, que lideram esse ranking.

Os resultados financeiros crescentes dessas instituições e suas perspectivas futuras foram o que pesaram no valor dessas marcas, algumas, como o Itaúk vitaminadas por aquisições como as operações do BankBoston no Brasil.

É a quinta vez que a marca Itaú lidera o ranking da Interbrand. O valor atribuído é 183% maior que os US$ 1,342 bilhão apurados no estudo de 2005, última vez em que o estudo foi feito. O que significa que a marca, em dólares, praticamente triplicou de valor. A marca Itaú já havia sido avaliada pela Interbrand como a mais valiosa do País em 2004, quando alcançou US$ 1,204 bilhão, em 2003, em US$ 1,093 bilhão, e em 2001, na primeira avaliação, com o valor de US$ 970 milhões.

“Mais uma vez, estamos muito satisfeitos com esta avaliação. Este resultado é para nós o reconhecimento público de uma consistente gestão da marca focada na sustentabilidade, pelo alto padrão de governança corporativa, geração de valor ao acionista, satisfação aos clientes e busca constante da excelência no relacionamento com todos os nossos públicos”, afirmou o vice- presidente do Banco Itaú, Antonio Matias.

A Petrobras subiu duas posições e ficou em quarto lugar, com valor de R$ 5,738 bilhões. O crescimento dos resultados operacionais, a expansão da marca e a auto-suficiência em petróleo, anunciada em abril, teriam contribuído para o avanço da empresa.

O quinto lugar agora está ocupado pelo Unibanco, que tinha a nona posição na pesquisa anterior. Seu valor é de R$ 4,341 bilhões. “A forte presença do segmento financeiro no ranking advém, entre outros fatores, da confiança necessária para que os clientes depositem o seu dinheiro. Some-se a isto o fato de que o valor da marca deriva dos resultados financeiros deste segmento, que tem constantemente batido recordes”, aponta Zogbi, em nota divulgada à imprensa pela Interbrand.


A TAM conseguiu subir da 10ª posição de 2005 para a 8ª , com a marca estimada em R$ 881 milhões. A empresa ficou à frente da GOL, que saiu da lista das dez marcas mais valiosas.

A Vale, antes Companhia Vale do Rio Doce, teve sua marca precificada em R$ 2,871 bilhões, ficando na sétima colocação. Em 9º lugar aparece a Gerdau, com valor de R$ 681 milhões, e, em 10º, a Usiminas, com R$ 626 milhões.

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