Desde o início de 2010, quando lançou a campanha “The man your man should smell like” (o homem que seu homem pode cheirar como numa tradução ligeira), Old Spice, marca de produtos masculinos da Procter&Gamble, que tem a água de colônia como carro-chefe, vem colecionando sucesssos. Estrelada por Isaiah Mustafa, ator e ex-jogador de futebol americano da poderosa liga dessa esporte nos EUA, a NFL, a campanha mudou a forma como os consumidores viam a marca, ganhou irreverência, manteve fiel o público masculino e bombou, literalmente, nas mídias sociais. Paralelamente à imagem de Mustafa, Old Spice também fez uso de outro embaixador da marca, o ator Terry Crews, também ex-jogador da NFL, que, com irreverência, reforçava os atributos de Old Spice, a colônia que tem num belo veleiro seu simbolismo,mostrando uma atitude versátil e marcante da fragrância que promete o que todo homem deseja: liberdade de movimentos.
POR YUME IKEDA, DE TOKYO
Agora, Old Spice reúne os dois num único comercial os seus dois embaixadores. O resultado não poderia ser melhor. A fragrância que pertence ao portfólio da Procter&Gamble vai assim construindo uma imagem forte,masculina, firmemente calcada na irreverência. O curioso é que, quando foi criada em 1934 por William Lightfoot Schultz, Old Spice era uma linha de produtos voltada para o público feminino, sobretudo a sua água leitosa de colônia, mas o aroma marcante acabou levando o produto a desenvolver uma linha masculina. Foi o suficiente para as vendas aumentarem e ultrapassarem a linha feminina,que foi deixada de lado. O veleiro ganhou espaço no rótulo e Old Spice navegou em mares de sucesso com uma carteira de cerca de 120 produtos. Continua a navegar com uma propaganda irreverente e masculina.
Nos mares onde hoje navega pelas mãos da Wieden+Kennedy, Old Spice é sucesso e nem poderia ser diferente. A irreverência é uma boa receita para manter um produto, digamos assim, tradicional e antigo como a água de colônia, em cartaz. E Old Spice o faz com brilhantismo.