ORGANIZADO E AMPLIADO

0

O jornal “O Estado de S. Paulo” estreia nova configuração de cadernos, baseada em pesquisas junto ao público leitor. Um jornal mais organizado para caber nos dias de semana e ampliado no final de semana, porque é quando se tem mais tempo – com a credibilidade, a profundidade e o jornalismo sério de sempre.

Para anunciar a mudança, o Estadão lança ampla campanha criada pela WMcCann, que introduz a alteração feita para trazer mais conveniência aos leitores. A fase teaser, com início no dia 17 de abril, é composta por filme de 15’’, dois spots de 15’’ e um anúncio por dia de página simples até o domingo, dia 21. No teaser vemos um exemplar de Estadão no centro da tela, à meia luz. Só conseguimos ler com clareza o nome O Estado de São Paulo. Então o locutor anuncia: “Semana que vem o Estadão estará completamente diferente sem mudar absolutamente nada. Aguarde”. Já o lançamento da campanha aconteceu no dia 21 de abril na TV, com filmes de 1 minuto e 30”, e no rádio, com spots de 30”.

“Para a WMcCann ou qualquer agência boa de publicidade, nosso trabalho é muito facilitado quando vem com essa consistência. A pesquisa pode evidentemente ser comprovada no dia a dia. Um dos entrevistados disse que queria mais Estadão no domingo e nos dias de chuva. Ampliação no domingo é uma grande sacada”, diz Washington Olivetto, chairman e CCO da WMcCann.

No filme, um casal fala para a câmera. Os dois têm exemplares de Estadão nas mãos e apresentam as novidades. A mulher, de maneira acelerada, diz que agora o Estadão está muito mais organizado de segunda-feira a sábado. Que dá para entender melhor todas as notícias sobre esporte, economia, negócios, saúde, tecnologia, mercado internacional, nacional, e assim por diante, explicando que se tem o conteúdo completo para quem vive na correria diária. O marido, bem devagar, conta sobre as mudanças do caderno no final de semana, quando o jornal vem ampliado, com a novidade da seção que mostra o dia a dia em fotos e que pode ler e reler porque tem tempo.

Anúncios sequenciais durante uma semana no jornal que mostram visualmente a nova reformulação fazem parte da campanha. Para comunicar o lançamento do novo aplicativo móvel, que sinalizará ao usuário as notícias em tempo real, um filme de 15”, um spot de rádio de 30” e um anúncio de jornal usarão, de maneira interativa, o ícone do cavaleiro que faz parte do logotipo do jornal.

No filme em animação vê-se o símbolo do Estadão passando pela tela. O Ex Libris para no meio da tela, ouve-se um bip típico de uma mensagem no celular. O cavaleiro coloca a mão no bolso, pega um celular e lê a tela do aparelho. O locutor arremata: “O Estadão, no celular, é Estadão Mobile, o maior jornal de bolso do mundo”.

O esforço de comunicação é complementado por ações em veículos do trade publicitário e nas próprias páginas do Estadão.

Para assistir ao filme, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=zF8p7jWbiZI
 

Ficha Técnica:
 

Agência: WMcCann
Cliente: S.A. O Estado de São Paulo
Produto: Institucional
Nome da campanha: Organizado e ampliado
CCO: Washington Olivetto
Criação: Sandro Nascimento, Fabio Wanderley
Planejamento: Aloísio Pinto, Debora Nitta, Tom Vinhal
Mídia: Ana Beatriz Martini, Carla Machado, Ludmilla Antonelli, Marianna di Stefano
RTV:  Regina Knapp, Julia Seligmann
Produtora do filme: Zeppelin Filmes
Atendimento: Alonso Sperb
Diretor: Marcello Lima
Diretor de Fotografia: Juliano Lopes
Animação:  Zeppelin Filmes       
Pós-produção: Zeppelin Filmes
Produtora de Som: Loud
Trilha: Loud
Diretora Nacional de Operações: Vera Dreckmann
Tráfego de Criação: Maria Oliveira
Produção Gráfica: Marcelo Hack, Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Lívio
Ilustrador: Estúdio Alice
Atendimento: João Jote, Sibele Ferrer, Bruna Rocha, Maria Fernanda Papaleo
Gerente de Projeto: Jaqueline Travaglin, Luciane Nuvolara
Aprovação pelo cliente: Francisco Mesquita Neto, Christiano Nygaard, Renata Ucha, Marcela Dalla

Share.

About Author

Comments are closed.