A Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) realizou ontem, 28, a cerimônia de posse coletiva da nova gestão para o biênio 2015/2017. As eleições gerais para a Diretoria Executiva Nacional e para o Conselho Diretor (formado pelos presidentes das unidades Estaduais) foram realizadas no final de abril. Orlando Marques foi reeleito presidente nacional, tendo como Vice-Presidentes Armando Strozenberg, João Roberto Vieira da Costa, Antonio Luiz de Freitas e Severino Cavalcante Queiroz Filho.
“O mercado de publicidade é agente econômico de fundamental importância para o desenvolvimento social, econômico e de propriedade intelectual do Brasil. Temos como missão sustentar esse protagonismo da atividade publicitária e da Abap, que preza pela qualidade na prestação de serviços e pela gestão transparente, responsável e sustentável de suas associadas”, disse Orlando Marques.
Segue relação dos membros da Diretoria Nacional da ABAP, eleitos para o biênio 2015 – 2017:
Diretoria Nacional – Biênio 2015-2017
PRESIDENTE NACIONAL
Orlando dos Santos Marques
PBC Comunicação (Publicis Brasil)
VICE-PRESIDENTES
Armando Strozenberg
Havas Worldwide Brasil Comunicações
João Roberto Vieira da Costa
Nova S/B Comunicação
Antonio Luiz de Freitas
Master Publicidade
Severino Cavalcante Queiroz Filho
Ampla Comunicação
VICE-PRESIDENTES REGIONAIS
Centro-Oeste
Zander Campos da Silva Júnior
Cannes Publicidade
Norte-Nordeste
Renato Tourinho
Propeg Comunicação
Sudeste
Clóvis Speroni
Agência 3 Comunicação Integrada
Sul
Miguel de Luca
Escala Comunicação & Marketing
DIRETOR EXECUTIVO NACIONAL
Decio Vomero
DIRETORES
Antonio Martins Fadiga
Artplan Comunicação – SP
Paulo Cesar Queiroz
DDB Brasil Publicidade
Roberto Tourinho
NBS
Paulo Zoega Neto
Zoégas Comunicação e Marketing
CONSELHO DIRETOR – Presidentes das ABAPs Estaduais
ABAP Alagoas
Ramatis Haywanon da Costa
Six Propaganda
ABAP Bahia
Moacyr Maciel Júnior
Idéia 3 Comunicação e Expansão de Negócios
ABAP Ceará
Francisco Gualbernei A. de Andrade
Verve Comunicação
Espírito Santo
Luiz Fernando Manhães da Silva
Prisma Propaganda
Goiás
Marco Antônio de Pádua Siqueira
Agência Multiface de Propaganda
ABAP Maranhão
Paulo Henrique Memoria Mendonça
712 Propaganda e Marketing
ABAP Minas Gerais
Euler Alves Brandão
Pro Brasil Propaganda
ABAP Pará
Marcus Martins de Barros Pereira
Gamma Comunicação
ABAP Paraná
Rodrigo Havro Dionísio Rodrigues
Opus Múltipla Comunicação Integrada
ABAP Paraíba
Expedito de Carvalho Júnior
Antares Publicidade
ABAP Pernambuco
Alfrizio Martins de Melo
Italo Bianchi Comunicação
ABAP Rio de Janeiro
Gustavo Carvalho de Oliveira
FCB Brasil Publicidade e Comunicação
ABAP Rio Grande do Sul
Daniel Brandão Skowronsky
Globalcomm Comunicação e Marketing
ABAP Santa Catarina
Daniel Carlos Andrade Araújo
D/Araújo Comunicação
Sobre Orlando Marques
Board member da Publicis no Brasil e da AG2.Nurun, Orlando Marques assumiu, em 2013, a presidência nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). O executivo iniciou a carreira publicitária aos 22 anos como trainee de vendas da Editora Abril. Deixou a empresa 18 anos depois, quando atuava como diretor-geral de Publicidade e publisher da revista Veja, para ser diretor comercial do jornal O Estado de S.Paulo. Orlando teve passagens ainda pela Editora Globo, TV Bandeirantes, Brasil Mídia e TV Globo. Entre 2007 e 2014, atuou como presidente das agências Publicis no Brasil.
Sobre a Abap
Fundada em 1º de agosto de 1949, a Abap defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Está presente em todos os Estados do País e é a maior organização do setor na América Latina. Suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de 3.200 profissionais e 4.100 clientes. Dentre as realizações da Abap estão co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (Forcom), o Fórum de Produção Publicitária e o Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC). Além disso, a Abap inspirou a lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda, e foi responsável pela realização de quatro Congressos Brasileiros de Publicidade e do 5º Congresso da Indústria da Comunicação. A entidade também contribuiu de forma decisiva para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas. A associação é sister association de duas importantes entidades: Associação Americana de Agências de Publicidade (AAAA) e Associação Europeia de Agências de Comunicação (Eaca).