São mais de 30 obras de arte antiga de países na faixa tropical do planeta (África, Ásia, Américas e Oceania), vindas do acervo do Museu Etnológico de Berlim, considerado um dos mais importantes do mundo, e 87 trabalhos de 23 artistas contemporâneos de vários países, dentre pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, vídeos e instalações.
A exposição propiciará um rico e inédito diálogo entre a produção de arte antiga e a atual. A exposição terá ainda peças de arte plumária vindas do acervo do Museu do Índio, do Rio de Janeiro. Na rotunda do CCBB, os suiços Gerda Steiner & Jörg Lenzlinger farão a instalação O sonho da planta do escritório, na qual, a partir de uma planta viva sobre uma mesa de escritório, sairá uma vasta folhagem, que alcançará 30 metros de altura e 12 de largura. A instalação já está sendo montada, e o público que for ao CCBB poderá acompanhar a montagem.
Os Trópicos tem curadoria de Alfons Hug, diretor do Instituto Goethe Rio de Janeiro, Viola König, diretora do Museu Etnológico de Berlim, e Peter Junge, curador do Museu Etnológico de Berlim.
Serviço
Palestras: Auditório 4º andar – Entrada franca com distribuição de senha meia hora antes – dia 4/3, 19h, com Alfons Hug, Viola König, Peter Junge, e dia 5/3, 19h com Maurício Dias e Walter Riedweg.
Local: CCBB Rio: Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Telefone: (21)3808.2020