O Programa Oi de Patrocínios Culturais 2008 encerrou as inscrições nesta segunda-feira (5/11), com um total de 3,53 mil propostas cadastradas, um aumento de 40% em relação ao número de projetos inscritos nos últimos anos. Os projetos serão avaliados por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais e o resultado será divulgado em janeiro de 2008.
Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro, organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social, será responsável pela gestão do Programa. Serão destinados recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura nos estados da área de atuação da empresa. Na última edição, de 2007, foram aprovados 205 projetos, que receberam um total de R$ 33 milhões.
Para o programa de patrocínios incentivados de 2008, a empresa reforçou conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação. Serão considerados aspectos como a capacidade de transformação social do projeto, de geração de renda, de criação de novas oportunidades de trabalho, de formação de artistas e de novas platéias. Também serão priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais e que possibilitem o intercâmbio de idéias e a convergência entre a arte e tecnologia.
“A Oi acredita na conquista da cidadania por meio da arte e no poder de transformação social da cultura, que é o principal canal de expressão do povo e um importante mecanismo de desenvolvimento do país”, afirma a diretora de projetos do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves.
O Programa Oi de Patrocínios Culturais aposta na descentralização dos investimentos, já que é voltado para os 16 estados da área de atuação da companhia, que contam com leis de incentivo à Cultura. Em 2007, a empresa patrocinou iniciativas de relevante expressão como: Anima Mundi; Cine-Degase; 7-O Musical; XV Festival de Música Instrumental da Bahia; Música para Todos, no Piauí; III Encontro Mestres do Mundo, no Ceará; Mostra de Cinema de Tiradentes e 14º Panorama Percussivo Mundial (Perc PAN).