A bicicleta agora é um veículo de transporte 100% reciclável no Brasil. A Caloi, empresa líder na fabricação de bikes no País, acaba de lançar um projeto para a reciclagem de pneus de bicicletas.
Essa iniciativa tem o apoio do Instituto Via Viva, cuja parceria com a Caloi foi concebida e intermediada pela FabraQuinteiro, que há três anos atende a marca de bicicletas. O Instituto tem como objetivo preservar a vida, promovendo o desenvolvimento profissional e a geração de renda para pessoas com deficiência. Além disso, o projeto contribui para o meio ambiente, uma vez que a bicicleta é um meio de transporte que não emite gás carbônico na atmosfera.
Instaladas nos principais pontos-de-venda, as peças de comunicação da campanha também foram desenvolvidas pela equipe da FabraQuinteiro. Entre elas, coletores de pneus inservíveis, adesivos, selos e banners.
Segundo Juliana Grossi, diretora de marketing da Caloi, os problemas com o futuro do planeta nunca estiveram tão em evidência e a bicicleta está cada vez mais ganhando o seu espaço e aumentando o seu compromisso com a sociedade. Nós sempre buscamos fazer uma bicicleta 100% reciclável e hoje conseguimos grandes feitos com esse projeto, como incentivar a prática do esporte, dar uma alternativa de meio de transporte e ainda colaborar com a inserção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, explica Juliana Grossi.
Os pneus inservíveis podem ser depositados nos coletores, já instalados em cinco bikes shops de São Paulo. Por meio de materiais no ponto de venda a Caloi incentiva os consumidores a entregarem os pneus inservíveis, ganhando um selo verde para sua bike e assim contribuindo para o movimento de reciclagem. Outros pontos de coleta também foram instalados nas fábricas da Caloi em Atibaia e Manaus.
O projeto funciona por meio da parceria com empresas de logística: Expresso Itatiba, Itatibense Transportes e Logística, Gean Transportes e Rekarga Transportes. Essas empresas encaminham, após a coleta, os pneus de bicicleta arrecadados aos Ecopontos Via Viva®, onde pessoas com deficiência mental e/ ou física, assim como pessoas em situação de risco social, capacitadas profissionalmente pela AVAPE, fazem a triagem do resíduo. O material é armazenado temporariamente e enviado ao centro de reciclagem, onde é transformado em chips de borracha, pequenos pedacinhos de borracha, que são utilizados em vários produtos, como o Concreto DI®, por exemplo.
Os pontos de coleta estão localizados nas seguintes bikes shops:
Ciclo Ravena (Rua Diogo Jacome, 690 Vila Nova Conceição)
Blue Bike (Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 3.040 Alto da Lapa)
Bike North (Rua Conselheiro Moreira de Barros, 596 Santana)
Bike North (Av. Lins de Vasconcelos, 2.304 Vila Mariana)
Bike North (Rua Maria Cândida, 776 Vila Guilherme)
Ficha Técnica Campanha
Agência: FabraQuinteiro
Cliente: Caloi
Título: Via Viva
Produto: Institucional
Direção de Criação: Paschoal Fabra Neto, Emília Ogata e Odair Gualtieri
Direção de arte: Cristian De Felice
Redator: Evódio Carneiro da Cunha
Planejamento: Fernando Quinteiro
Direção de Atendimento: Caroline M. Quinteiro
Atendimento: Vanessa Tordino, Patrícia Ramires e Dinnah Gasparini
Produção Gráfica: Marcelo Hack e Aldir Mendes
Aprovação: Juliana Grossi e Ana Paula Nogueira
Sobre o Instituto Via Viva
Fundado em 2004 por uma equipe multidisciplinar, é uma ONG que desenvolve tecnologias inovadoras para a sustentabilidade, assim como programas socioambientais que visam promover a proteção do meio ambiente e a geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a AVAPE
Fundada em 1982, é uma instituição filantrópica beneficente de assistência social que atua no atendimento de pessoas com todos os tipos de deficiência, em um trabalho completo que, além do lado clínico, envolve o desenvolvimento das condições necessárias para a reabilitação e capacitação profissional.