Estabelecer um padrão de beleza é uma tarefa difícil para qualquer pessoa, tanto para o sexo masculino quanto para o feminino. Pesquisa feita pelo Minha Vida (www.minhavida.com.br) em parceria com a dermatologista Shirlei Borelli, avaliou homens e mulheres de 19 a 50 anos, num total de 274.570 pessoas. O levantamento mostra as preocupações que cada público tem com a pele e o cabelo.
“Com essa avaliação, a pessoa conhece melhor seu tipo de cabelo e pele e, assim, pode escolher, de maneira simples e objetiva, o produto apropriado para o seu perfil”, explica Shirlei.
A pesquisa apontou que 56,6% das mulheres têm pele oleosa, e 21% se preocupam com as manchas. Na classificação dos homens, esse número sobe para 72,3%, sobre a oleosidade do rosto, e 25,5% deles têm problemas com relação a esse ponto.
Na categoria cor dos cabelos, 72,7% das mulheres que responderam à pesquisa são morenas e apenas 9% têm cabelos claros. O castanho também é maioria entre os homens (59,2%), dos quais somente 6 % são loiros. Mas isso não significa que as pessoas adotem suas próprias cores para sempre, porque mais de 66,5% das mulheres declaram tingir os cabelos e quase 15,8% dos homens adotam o mesmo processo.
Com essa pesquisa, Shirlei pôde avaliar que os homens têm uma preocupação elevada com a oleosidade, mas ressalta que “como os homens se barbeiam diariamente, podem utilizar, em vez de um pós-barba tradicional, uma loção tônica ou adstringente com propriedades secativas e desengordurantes”.
A especialista do Minha Vida ainda dá uma dica para as mulheres: R20;Não utilizem produtos exageradamente com a intenção de rejuvenescer, mas sim para aliar esses conceitos a fatores preventivos como a proteção solar e a diminuição do fumo, álcool e estresse.R21; Outra boa indicação da dermatologista, para manter a coloração dos cabelos, é “usar xampus que sejam compostos por proteínas e aminoácidos, que permitem a retenção da tintura, tornando-se uma boa opção para manter o cabelo com brilho e diminuir a freqüência de coloração dos fios”.