PRÊMIO DESIGN BRASIL DIVULGA FINALISTAS

0

São 36 produtos, projetos e profissionais do design brasileiro que concorrem ao Top XXI Prêmio Design Brasil 2016. Após uma criteriosa pré-seleção dos nomes indicados na primeira fase, a comissão de seleção do evento chegou a três finalistas em cada uma das 12 categorias.  Além do voto popular que aconteceu na internet, os concorrentes vão passar pela avaliação de um júri técnico, composto por profissionais especializados nas áreas propostas.

“Foram mais de mil projetos indicados na primeira fase, oriundos de várias partes do país. Foi difícil chegar a esses 36 nomes, pois os projetos apresentam grande diversidade e um patamar de qualidade muito elevado”, afirma Cristiano Barata, diretor doTop XXI Prêmio Design Brasil 2016.

A linha de luminárias “Sinfonia Fina”, criada por Claudia Moreira Sales traz, em design elegante e minimalista, madeiras nobres como ipê do campo, peroba e jacarandá da Bahia, associadas com o nióbio, um metal raro e de propriedades especiais, que confere um belíssimo efeito cromático às peças.

Na categoria Sustentabilidade, entre os finalistas tem a Muzzi Cycle. A bicicleta, de Juan Muzzi, é feita a partir de plástico reciclado. O modelo foi desenvolvido e fabricado em São Paulo, mas vende também em países como Holanda e Argentina.

Já em relação aos profissionais, duas categorias consagram seus talentos. Uma delas é “Destaque Profissional”, que tem nos finalistas nomes como Edson Matsuo, diretor criativo da Melissa, Gustavo Greco, designer mineiro multipremiado no Brasil e no exterior e Guto Requena, paulista, que une design e tecnologia digital em um trabalho inovador e instigante.

Todos os produtos que concorrem ao Top XXI são de criação nacional e lançados no mercado nos últimos três anos. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no dia 23 de junho, com a presença dos principais nomes do design brasileiro. O prêmio é realizado pela revista Arc Design, com patrocínio da TOK&STOK e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira a lista completa dos finalistas no site: http://www.arcdesign.com.br/top21/2016/resultado.

Share.

About Author

Comments are closed.