Para reconhecer e premiar o trabalho das produtoras e dos profissionais paranaenses envolvidos no desenvolvimento de conteúdo de teledramaturgia, a RPCTV, integrante da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), realiza a segunda edição do Prêmio RPCTV. Os melhores em cena. Concorrem ao prêmio produções feitas especialmente para o quadro Casos e Causos, exibido no programa dominical Revista RPC.
Serão sete indicados (um de cada produtora) para as seguintes categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Produção e Melhor Filme. Foram produzidas 25 histórias de abril a dezembro do ano passado, somando 2750 horas de trabalho que envolveram 1075 profissionais, entre eles atores, técnicos, diretores, produtores e figurantes, em produções da própria RPCTV e na parceria com as produtoras Realiza, Graphismo, Artelux, WG7BR, Softcine e Oficina de Imagem.
O prêmio, segundo Vandelino Gonçalves, diretor de Programação e Produção da RPCTV, promove o crescimento cultural e intelectual dos envolvidos diretamente no projeto e, em especial, da nossa audiência que está distribuída em todas as regiões do Paraná, destaca.
Seleção
Na primeira fase os indicados ao prêmio serão escolhidos por um júri interno, formado por profissionais da RPC. Um júri externo, formado por profissionais das áreas de artes e cultura, colunistas, críticos e autoridades, vai ter a responsabilidade de escolher os premiados do ano. Os vencedores serão conhecidos apenas no momento da premiação, que será realizada em evento para convidados no dia 8 de abril, no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba.