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Programa Petrobras Cultural - Revista Publicittà Programa Petrobras Cultural - Revista Publicittà

Programa Petrobras Cultural

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A Petrobras divulga hoje o resultado da seleção pública do Programa Petrobras Cultural (PPC) nas áreas de “Produção e Difusão” (Cinema, Música, Artes cênicas e Literatura), “Formação” (Educação para as artes: ações, Educação para as artes: materiais e documentação e Produção de apresentações culturais inclusivas) e “Preservação e Memória” (Memória das Artes, Patrimônio Imaterial e Apoio a museus, arquivos e bibliotecas).

A quarta edição do programa, com verba de R$ 80 milhões, destinou R$ 20 milhões a projetos convidados diretamente pelo Conselho Petrobras Cultural (anunciados em dezembro, quando do lançamento desta edição) e R$ 60 milhões (75%) à seleção pública. Ainda há uma seleção a ser lançada: Difusão de filmes de longa-metragem (R$ 4 milhões), cujas inscrições serão abertas ainda este mês.

Criado em 2003, o PPC baliza as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. A Petrobras é a maior patrocinadora de Cultura do país.

Com recorde de inscrições, esta edição do PPC recebeu 7.392 projetos culturais de todo o país. Deste total, 5.244 (71%) foram considerados aptos a participar da seleção. Dos projetos inscritos, 52% foram provenientes do Rio de Janeiro e de São Paulo e 48 % dos demais estados. Na edição anterior (2005/2006), o número de inscritos foi de 4.674, sendo 3.016 (64%) considerados aptos a concorrer ao patrocínio.


Esta edição do PPC teve, até agora, 254 contemplados via seleção pública (incluídos aqui os 23 da seleção de Festivais de Cinema divulgados anteriormente). Além desses 254, o PPC homenageou nove projetos, totalizando, então 263 projetos. Deste total, 50% são do Rio de Janeiro e São Paulo e 50% dos demais estados, tendo-se fortalecido, assim, a participação dos demais estados no resultado final.


http://www.noticiaspetrobras.com.br/


Veja as áreas de seleção pública contempladas no PPC:

PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA – R$ 11 milhões
Memória das Artes – R$ 5 milhões
Patrimônio Imaterial – R$ 2 milhões
Apoio a museus, arquivos e bibliotecas – R$ 4 milhões
PRODUÇÃO E DIFUSÃO – R$ 40 milhões
Cinema – R$ 30,3 milhões
Produção de filmes de longa-metragem – R$ 21 milhões
Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema – R$ 1,6 milhão
Produção de filmes de curta-metragem para mídias digitais – R$ 1,2 milhão
Difusão de filmes de longa-metragem – R$ 4 milhões
Festivais de cinema – R$ 2,5 milhões
Música – R$ 6 milhões
Gravação e circulação de música popular brasileira – R$ 4,5 milhões
Gravação e circulação de música erudita – R$ 1,5 milhão
Artes Cênicas – R$ 2,9 milhões
Manutenção de Companhia – R$ 2,9 milhões
Literatura – R$ 800 mil
Criação Literária: ficção e poesia – R$ 800 mil
FORMAÇÃO – R$ 9 milhões
Educação para as artes: ações – R$ 3 milhões
Educação para as artes: materiais e documentação – R$ 3 milhões
Produção de apresentações culturais inclusivas – R$ 3 milhões

Os projetos inscritos nas Seleções Públicas do Programa Petrobras Cultural são analisados por comissões integradas por especialistas em cada área, convidados diretamente pelo Conselho Petrobras Cultural. A cada ano, são compostas novas comissões de seleção, buscando-se o máximo de diversidade nos perfis de seus participantes, a fim de que se possa garantir um olhar abrangente sobre a diversidade dos projetos inscritos nas Seleções Públicas do Programa, procedentes de todas as regiões do país. Os principais critérios considerados pelas comissões são a relevância e o mérito qualitativo do projeto e sua viabilidade físico-financeira.

Compõem o Conselho Petrobras Cultural:
· os Gerentes de Patrocínio e os Gerentes de Comunicação da Petrobras e da Petrobras Distribuidora,
· os consultores do Programa (José Miguel Wisnik, Jurema Machado, José Carlos Avellar, Arthur Nestrovski e Ana Mae Barbosa),
· o representante do Ministério da Cultura,
· e o representante da Subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria Geral da Presidência da República (Secom). 

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