Para promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, sensibilizando-a para o combate à discriminação, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), ambas da Presidência da República, estrearam na quinta-feira 12, uma campanha publicitária para estimular a convivência de pessoas com e sem deficiência. O filme é o primeiro do País acessível às pessoas com diferentes deficiências.
A Propeg, a agência que assina o trabalho, embarcou no comercial três recursos que facilitam o acesso às pessoas com deficiência visual e auditiva: audiodescrição, recurso em que a pessoa com deficiência visual, acionando a tecla SAP da TV, pode escutar a descrição das cenas; narração em libras e legenda diferenciada, inserida nas situações ilustradas no filme (na camiseta da pessoa com deficiência visual, na capa do caderno do cadeirante, no letreiro do ônibus, etc). O fio condutor criativo para o filme foi o funk Condição, do cantor e compositor Lulu Santos.
Recursos ajudam na inclusão Quando recebemos o briefing, entendemos que o filme deveria ser criado para ser o mais acessível possível. Ele foi planejado, desde o início, para o melhor aproveitamento desses novos recursos. Um exemplo é a legenda que está inserida nas situações ilustradas no filme, totalmente alinhada com a mensagem que se quer passar: a inclusão, explica Cláudio Leite, diretor de criação da Propeg. Por sua vez, buscamos um tom alegre, pra cima, mostrando que, apesar das limitações, todo mundo é capaz de rir, trabalhar e ser feliz. Por isso, optamos por Condição, uma música que muita gente já cantarolou, sem a distinção de que seria uma música só para pessoas com deficiência, resume o criativo.
O filme aproveita os versos da letra de Lulu em diversos planos, como num clipe que mostra cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência. O comercial mostra sequência de pessoas cantarolando a canção em diversas situações: Eu não sou diferente de ninguém/Quase todo mundo faz assim./Eu me viro bem melhor/ Quando tá mais pra bom que pra ruim./Não quero causar impacto./Nem tampouco sensação./O que eu digo é muito exato/ É o que cabe na canção./Eu não sei viver triste, sozinho: É a minha condição. A locução, em off, encerra com a afirmação: Iguais na diferença. Campanha pela inclusão das pessoas com deficiência. E traz as assinaturas: Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Brasil. Um País de todos.
O IBGE diz que 14,48% têm limitações funcionais Além de filme, o plano de mídia é composto por spot e anúncios de página dupla para revistas. Nessas peças, pessoas com deficiência (cadeirantes, pessoas com deficiência visual, auditiva e os demais) seguram cartazes com palavras dos versos de Condição. O meio revista mereceu atenção especial da agência, que elegeu três segmentos: o da informação geral, o do entretenimento e o das publicações dirigidas às crianças e aos adolescentes, por entender que esse público está em processo de formação de identidade e, portanto, mais aberto e estimulado a ter menos preconceitos na convivência, especialmente por estarem em fase escolar.
A necessidade de inclusão da população com deficiência está expressa nos números do censo demográfico de 2000, feito pelo IBGE, que indica que 14,48% da população brasileira declara apresentar algum grau de limitação funcional. A campanha também tem como objetivo levar ao conhecimento da sociedade o novo conceito de deficiência expresso na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.