A publicidade na TV, que corresponde a 54% dos gastos totais dos anunciantes, deve chegar a R$ 10,7 bilhões em 2019 no Brasil. Essa é a conclusão da pesquisa Global Entertainment and Media Outlook 2015-2019, divulgada neste mês pela PwC. Em 2014, os investimentos em publicidade na TV chegaram a R$ 7,3 bilhões. A estimativa de crescimento médio ponderado nessa mídia é de 8,1% ao ano (em Taxa Composta Anual de Crescimento ou compound annual growth rate – CAGR).
“Apesar do crescimento em vários segmentos, como os digitais, os investimentos em publicidade na TV vão continuar crescendo. Isso porque atualmente as pessoas estão hiperconectadas. Elas estão ligadas, ao mesmo tempo, na mídia digital, como os smartphones, tablets, notebooks, e nas tradicionais TV e rádio, principalmente. O que importa para os consumidores é o conteúdo, não a forma”, afirma Marcelo Ribeiro, gerente sênior da PwC Brasil e especialista em telecomunicações. O Brasil, de acordo com a pesquisa, ocupa a 3ª posição no ranking de gastos totais dos anunciantes em TV entre os países analisados pela pesquisa, atrás apenas dos Estados Unidos (1º lugar) e Japão (2º lugar).
Outro destaque do relatório da PwC é a mudança de share na publicidade. A TV aberta, que recebeu 93% do total de investimentos em anúncios em 2014, sofrerá uma leve redução. A expectativa é de que ela passe a ter 88% do mercado de TV. Já a TV paga e a TV on-line terão incremento de share, passando de 7% para 11%, e de 0% para 2% em 2019, respectivamente. “Esse aumento de publicidade na TV fechada se deve principalmente ao consumo que vem subindo a cada ano. A expectativa é de que o Brasil passe de 9º para 8º em assinatura de TV. Assim, os anunciantes estão enxergando esse novo mercado, que começa a se fazer presente em muitas casas no país. A TV por assinatura era algo supérfluo para os consumidores, mas o consumo tende a aumentar nos próximos anos”, declara Ribeiro.
Metodologia – Em sua 16º edição, o levantamento avalia os gastos dos consumidores e investimentos com publicidade em 54 países. A análise foi realizada em 13 segmentos do entretenimento, que inclui TV aberta e fechada, revistas, jornais, internet, música, outdoor, cinema, games, entre outros. Caso tenha interesse em mais informações do levantamento ou em dados específicos de algum segmento que a pesquisa abrange, entre em contato conosco.