Dando continuidade ao desafio de difundir o hábito da locação de veículo no Brasil, a Hertz Rent a Car, líder mundial em locação de automóveis, lança nesta semana uma iniciativa inédita em todo o país. A locadora apresenta o projeto “Seu Destino Hertz”, o primeiro reality show brasileiro sobre quatro rodas transmitido via Internet. Mais do que mostrar a facilidade e as vantagens da contratação do serviço, o objetivo é transmitir a real experiência em viajar pelo país com um carro Hertz e apresentar situações que somente podem ser vivenciadas durante uma viagem de carro.
Para isso, a Hertz apresenta no hotsite www.seudestinohertz.com.brinúmeros vídeos registrados durante a viagem de quatro amigos por diferentes destinos do sudeste brasileiro. “Martinha”, “Giu”, “Carioca” e “Tei” retiraram um veículo equipado com o Hertz Navegador (GPS) em uma loja da locadora no Rio de Janeiro e partiram em direção a São Paulo. Durante o roteiro, os amigos passaram por Angra dos Reis, Paraty, São Sebastião e Embu das Artes, vivenciando inúmeras experiências captadas por filmadoras e câmeras fotográficas.
Inusitadas situações são apresentadas nos vídeos, como quando os quatro amigos conheceram nas ruas de Paraty o “André da Bahia”, um hippie que vende artesanatos e que partiu de Salvador rumo a Guarda do Embaú. Giu, uma das integrantes do grupo, se surpreendeu por atualmente morar na praia catarinense. Micos em viagens também são apresentados, como a Martinha perguntando no guichê da balsa de Ilhabela se a travessia estava em operação- o serviço funciona 24 horas por dia! Além de outras situações típicas, como os amigos cantando juntos dentro do carro um hit que escutam no CD, programando o timer da câmera para todos saírem na mesma foto etc.
Mais de 60 horas de vídeo foram registradas durante a viagem, além de cerca de 1.600 fotografias capturadas, algumas delas também disponíveis no hotsite do “Seu Destino Hertz”. As imagens do roteiro Rio-São Paulo compõem a primeira etapa do projeto, que em breve apresentará novos vídeos de viagens de amigos ou familiares por outras cidades do Brasil.
“Apresentar os destinos do país a partir de vídeos reais, protagonizados por pessoas comuns viajando a bordo de um carro alugado, é uma revolução dentro deste mercado. Além de difundir o hábito da locação de veículos no país, esta é mais uma importante ação da Hertz com a missão de mostrar que a locação de veículos é muito mais do que um meio de transporte. Representa uma experiência durante a viagem. Esta iniciativa inovadora fará com que as pessoas se identifiquem com as situações vividas por estes quatro amigos, ajudando a divulgar as facilidades e as vantagens da contratação do serviço”, aposta Anna Flavia Vicentini, Gerente de Marketing da Hertz.
O projeto “Seu Destino Hertz” está baseado nos resultados de uma pesquisa encomendada pela locadora à consultoria Zanchi Fairbanks. O estudo, que teve como objetivo conhecer os hábitos e atitudes do consumidor, identificou a Internet como a principal fonte de pesquisa para quem vai viajar no Brasil. Concluiu ainda que a locação de veículos nas viagens à lazer ainda não é prioridade por não ser vista como uma necessidade. A locação ainda está vinculada às viagens corporativas e a negócios.
Helio Netto, Diretor Comercial da Hertz, destaca que o estudo, porém, aponta que o mercado brasileiro – que cresce em média 10% ao ano, mas que conta com apenas 14,1 milhões de usuários – apresenta um grande potencial de crescimento. Isto porque não existe rejeição quanto à locação de automóveis e por haver o desejo por parte dos potenciais clientes em se tornarem clientes. Espontaneamente, os entrevistados na pesquisa declararam vantagens da locação na avaliação custo-benefício. As principais delas são a possibilidade de dirigir um carro novo e ter mais liberdade e conforto durante a viagem, além de não haver gastos com manutenção do carro e garantia de proteção do veículo e respaldo técnico da locadora contratada.
“A pesquisa aponta que quando os potenciais clientes experimentam a locação, eles comprovam os reais benefícios. Entre eles está também a possibilidade em alugar um carro diferente ou com padrão superior ao seu nos quesitos de marca, modelo ou conforto. Isso também contribui com a criação de uma experiência positiva. Por isso investimos no mix de frota, com modelos de marcas nacionais e importadas, e contamos com parcerias com as montadoras para antecipar os lançamentos do mercado”, conta Helio Netto
E ele completa. “Alugar um carro é mais fácil, barato e vantajoso do que se imagina. Pelo fato de o hábito da locação de veículos não estar amplamente difundido no Brasil, muitos consumidores ainda acreditam que alugar um carro é algo inatingível, complicado e caro. Nosso objetivo é derrubar estes mitos”.