Muitas vezes o segredo da felicidade está em ideias simples. É o que mostra a ação “Red Ramp Project” que uniu a agência indiana Soho Square Mumbai e a fabricante de pisos e telhas cerâmicas H&R Johnson ao promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida até a praia sem enfrentar os obstáculos que a areia impõe à cadeiras de rodas, muletas e bengalas. É essa a essência da ação de um projeto que começou com uma rampa cerâmica vermelha criada na praia de Kiri, em Goa. O vídeo-case detalha as limitações dessas pessoas e capta a alegria de poderem desfrutar do mar, uma hidroterapia que tem o objetivo de fazer pensar e conceituar que “se apenas uma rampa em uma praia por um dia pode fazer a diferença … Imagine o que uma Índia com acessibilidade a todos poderia fazer”. O apelo e convite para o que se tornou, a partir da ação, um movimento, o “Red Ramp Project” , é direto e sensível.
Sushil Matey, diretor de operações da H&R Johnson, conta na página do projeto na internet que a empresa estava procurando alguma ação maior para a marca e avaliou algumas propostas de engajamento em causas sociais até que se deparou com essa proposta de contribuir de forma simples para uma solução. “Red Ramp Project” é a ponta de lança de um movimento para outros se tornarem parceiros da causa e da defesa da acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção em espaços públicos. Ganhou mídia digital separada, própria, da empresa que espera agregar novos parceiros à iniciativa. Por isso, uma organização não-governamental foi criada com este intuito, agregando portadores de deficiência.
Diretor criativo de Soho Square, Anuraag Khalelwal diz que, ele mesmo, que usa muletas desde a infância, sempre teve de enfrentar muitos obstáculos para ter acesso a lugares públicos e deles poder usufruir, como praças, parques, cinemas, estações de trens e cafés. A sua expectativa é que a partir desse movimento que ganha repercussão na internet, o “Red Ramp Project” ganhe força e novas e simples soluções de mobilidade possam surgir em toda a Índia.
A estimativa é de que no país cerca de 10 milhões de pessoas todos os dias enfrentam problemas de mobilidade decorrentes de algum tipo de deficiência física que as relaciona com bengalas, muletas e cadeiras de rodas, então o projeto ganha eco, pois outros, muitos outros além daqueles cujas imagens o vídeo-case capta, serão beneficiados e poderão tocar o mar com os pés, se emocionar e ganhar forças para seguir em frente.
Mais uma vez fica comprovado que ideais simples, de fácil implantação podem fazer toda a diferença. “Red Ramp Project” é isso e convida a todos para visitarem o seu endereço na internet e acompanharem o passo a passa do movimento, basta dar um clique aqui. No site, além do filme e de material para ser impresso, estão todas as informações para facilitar o engajamento ao projeto.