Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
RINO NA SELVA - Revista Publicittà RINO NA SELVA - Revista Publicittà

RINO NA SELVA

0

CARLOS FRANCO 

Planejamento, pesquisa, ação e muita dedicação na trajetória da Rino, uma agência que é uma delícia comida de fogão de lenha 

A agência Rino é uma resistente na selva da comunicação comercial brasileira. Completou 50 anos em 2012 e, agora, em 2015, continuará a marcar posição no disputadíssimo mercado tendo como cartão de visitas o tratamento sempre personalizado dos clientes.

A agência fundada por Rino Ferrari em 1962, hoje comandada por Rino Ferrari Filho, mais do que se destacar na história da publicidade brasileira por suas criações, é conhecida e respeitada justamente pela constância de suas relações, o respeito aos veículos, anunciantes e fornecedores e um estilo todo próprio: deixar qualquer um se sentir à vontade, em casa.

A própria sede da agência no número 4.575 da Rua Nove de Julho, em São Paulo, mais que um prédio de escritórios, é um casarão confortável, arejado, onde enormes quartos foram transformados em salas amplas, com gente trabalhando e os donos por perto, atendendo  clientes e acompanhando o passo a passo da operação comercial. E, é claro, oferecendo o famoso cafezinho com selo de qualidade da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), criado pela Rino assim como a marca internacional “Café do Brasil”.

Mais: o belo casarão dispõe de uma aconchegante sala de refeições onde ninguém menos que os donos almoçam com seus convidados e funcionários. Almoço de trabalho, é verdade, mas gosto e simpatia daquela comida feita em casa, tudo finamente apresentado sem as grifes imponentes de restaurantes da moda.

Ao longo de meio século, a Rino teve grandes clientes, como Pfizer, que desde então  está na agência. A fama veio, porém, com a campanha “O que você vai ser quando crescer?”, do Frigor Eder, quando um inesquecível porquinho respondia “salsicha” e complementava: “mas só ser for da Frior Eder.” O comercial caiu no gosto popular. Durante mais de uma década a Rino também foi responsável pelas ações de BIC, as famosas canetas, passando por barbeadores e isqueiros.

Hoje, a Rino atende Skania,  Arcellor Mittal, Sakura, Mackenzie, Monsanto, entre outros. Vice-presidente de Criação, Fernando Piccinini Jr, diz sempre que a agência está pronta para “pronta para escrever mais um capítulo de bom atendimento e criação sob medida para os clientes”. Em 2015, é claro, não será diferente.

Piccinini que também se dedica à poesia garante que a Rino é um lugar de gente feliz e reforça a capacidade de a agência se renovar ao longo dos últimos 50 anos e se internacionalizar por meio da ICOMM (The Global Independent Communications Network), que reúne pequenas e médias agências globais, garantindo ações para clientes em todas as partes do mundo.

Ser independente tem seu preço. Rino Ferrari sabia disso desde o início, quando aos 12, 13 anos distribuía de bicicleta folhetos nas ruas até atuar no atendimento da agência Sem Rival e fundar a Rino em fevereiro de 1962, na Praça da República. Ele que hoje se dedica a outros dois negócios, no interior, a Rino Imóveis, em Rio Claro, e a Fazenda Nova Sapê, em São Carlos (especializada em confinamento de gado e criação de suínos), fica orgulhoso de que, com sua couraça, que ganhou a cor dourada nas comemorações de meio século, o rinoceronte, símbolo da agência, resiste na selva da cidade e da publicidade e vai passando tranquilamente de geração a geração, garantindo presença caseira e aconchegante no mercado.

 

Share.

About Author

Comments are closed.