Ronaldo Fenômeno e Brahma mais uma vez estão juntos. Batalhador, guerreiro, persistente em seus sonhos, o craque tem parte de sua trajetória de obstáculos e sucessos contada em um filme de 30 segundos que estreou em rede nacional, nas principais emissoras de TV aberta. O objetivo do comercial é reforçar o posicionamento da marca e apresentar o craque como um exemplo de brahmeiro, um batalhador, que cai, se levanta e segue em frente com otimismo, assim como todo brasileiro.
Acreditamos muito no filme, no Ronaldo e na campanha Brahmeiros. A mensagem deste comercial é de auto-estima e valorização de todo o brasileiro, que é guerreiro, trabalha duro e não desiste nunca dos seus sonhos. Apresentamos Ronaldo como um exemplo de batalhador, explica Marcel Marcondes, diretor de marketing da marca Brahma.
No novo comercial, chamado Ronaldo, o filme apresenta uma sala de troféus, com o jogador dizendo: Tudo o que eu conquistei na vida foi com muito suor, como todo guerreiro. Vai para cena de Ronaldo passando pelos obstáculos. Mas eu sempre dei a volta por cima. É não é fácil. Mas o que é suado tem mais sabor. Batendo no peito, Ronaldo finaliza: Eu sou brahmeiro.
Este é o segundo filme de Brahma estrelado por Ronaldo nos últimos dois meses. Antes de sua estréia no Campeonato Paulista, em jogo do dia 08 de março, a Brahma já havia colocado no ar um filme em que homenageava a volta do jogador guerreiro. O comercial estreou na sexta, dois dias antes de ele marcar seu primeiro gol pelo atual clube, o Sport Club Corinthians Paulista. O filme foi ao ar na sexta. O gol, no domingo. A Brahma e a Africa acreditaram no retorno de Ronaldo. Não esperamos ele balançar as redes para ir à mídia e dizer bem-vindo guerreiro, destaca o diretor de atendimento da conta de Brahma, Marcelo Passos.
Campanha Brahmeiros O filme Ronaldo dá continuidade a campanha Brahmeiros, criada pela Africa, em fevereiro de 2008, e que exalta os valores do autêntico brahmeiro, que é um batalhador, corre atrás de seus sonhos e tem fé na vida. Nesta comunicação, a Brahma apresenta um novo formato de publicidade do setor ao deixar de falar do seu produto de maneira central para falar do seu consumidor, quem ele é e o que faz de maneira geral. Pesquisas e estudos realizados pela companhia com o consumidor mostraram que o brahmeiro tem, em geral, um código de comportamento muito próprio. A comunicação retrata valores que para ele são importantes, como trabalho, família, amigos e conquistas sem deixar de lado a preocupação com o consumo responsável.
A comunicação de Brahma estreou com Zeca Pagodinho. Com forte apelo emocional, o filme apresentou o credo Sou Brahmeiro, de Nizan Guanaes interpretado pelo cantor em ritmo de samba. A campanha Brahmeiros ainda teve a participação do multiinstrumentista Carlinhos Brown e do gari Renato Sorriso. A escolha do Ronaldo para essa nova fase da campanha foi natural pela história de vida que ele tem para contar e pelo exemplo de perseverança que representa. A sua trajetória de superação tem muito em comum com a de tantos outros brasileiros que se identificam com ele, afirma o executivo da Brahma.
Sobre Brahma – A Brahma, atualmente, é a segunda marca de cerveja mais vendida do Brasil com 18% de participação de mercado (Dados Nielsen/ Fevereiro/09). Em São Paulo, maior mercado brasileiro, é líder com mais de 30% de participação de mercado. Primeira cerveja brasileira a ser exportada, é a quinta mais consumida no mundo.
FICHA TÉCNICA FILME
Titulo: Ronaldo Brahmeiro
Duração: 1 x 45
Anunciante: Cia Brasileira de Bebidas
Produto: Brahma
Agência: Africa
Criação: Carlos Fonseca / Eduardo Martins
Diretor de criação: Nizan Guanaes / Sérgio Gordilho / Cássio Zanatta / Carlos Fonseca / Eduardo Martins
Produção/agência: Daniela Andrade / Chico Oliveira
Atendimento: Marcio Santoro/ Marcelo Passos / Gabriela Manisck
Planejamento: Pedro Cruz/Daniel Rios/Lia Bertoni
Mídia: Luiz Fernando Vieira / Fabio Freitas/Rodrigo Famelli/Fabio Ferri
Produtora/filme: Conspiração Filmes
Direção/filme: Breno Silveira
Direção/fotografia: Flavio Zangrandi
Produção/filme: Conspiração Filmes
Produção executiva: Lula Franco
Diretor de atendimento produtora: Cris Lopes
Atendimento produtora: Luciana Mattar
Montagem / Edição: Vicente Kubrusly
Finalização/ Pós Produção: Conspiração Digital
Supervisor de efeitos: Cláudio Peralta
Produtora/som: Tesis
Produção/som: Marcos Vaz
Locutor: Domenico Gatto
Aprovação/cliente: Carlos Lisboa / Marcel Marcondes / Lia Tsukumo