A Sadia S.A. e a Miratorg Holdings inauguraram neste sábado (1º. de dezembro) a fábrica Concórdia, localizada em Kaliningrado, na Rússia. O negócio, uma joint venture de duas grandes empresas, inclui a mais moderna planta industrial do setor e uma das maiores produtoras de alimentos processados de carne da Rússia, além de ser a primeira unidade fabril da Sadia fora do Brasil.
Com um investimento de US$ 90 milhões, a nova fábrica representa o maior empreendimento de uma parceria russo-brasileira e irá gerar cerca de 700 empregos diretos. Com 35 mil metros quadrados de área, a unidade começa a operar com capacidade para produzir anualmente 53 mil toneladas de produtos, podendo chegar a 80 mil toneladas. A Concórdia irá fabricar diversos tipos de industrializados, como presuntos, embutidos e empanados. A unidade terá produtos com as marcas Sadia e Myasnaya Guildia (em português, algo como Clube da Carne).
Como fornecedora global do McDonald´s, a Sadia se prepara para ser fornecedora exclusiva de produtos processados de frango para a rede na Rússia e nos países da Comunidade dos Estados Independentes (ex-repúblicas da antiga União Soviética). A Sadia já atende ao McDonald´s na América Latina, Inglaterra, França e Alemanha. Cerca de 25% da produção da nova unidade será destinada ao abastecimento da rede mundial de fast food.
O projeto representa uma nova fase do processo de internacionalização da Sadia, que iniciou sua trajetória no exterior há 40 anos, com embarques de carnes bovina e suína in natura congeladas para a Europa. Agora, a companhia parte para fortalecer ainda mais a presença de seus produtos e de sua marca em importantes mercados internacionais.
Decidimos começar pela Rússia por vários motivos. Temos um parceiro fundamental e forte no País, a Miratorg, com quem trabalhamos de forma bastante satisfatória há anos. A Rússia tem um grande potencial de crescimento em nosso segmento e isso, aliado à ambição de desenvolver nossa marca no mercado russo, nos levou a investir na construção da primeira fábrica da companhia em Kaliningrado, afirma Walter Fontana Filho, presidente do Conselho de Administração da Sadia, que responderá por 60% do investimento na nova fábrica.
Para o presidente do Conselho de Administração da Miratorg Holdings, Alexander Linnik, o lançamento da Concórdia irá acelerar o processo de sinergia entre as duas empresas. A nova fábrica vai herdar as boas práticas das nossas companhias, cada uma líder em seus respectivos mercados consumidores. Temos uma relação de sucesso que evoluiu da distribuição dos produtos da Sadia na Rússia para a constituição de uma joint venture. Estamos muito felizes com esta parceria, acrescenta Linnik.
Os processos de gestão, garantia da qualidade e tecnologia da planta de Kaliningrado atendem às práticas internacionais GMP (Good Manufacturing Practice) e HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). A primeira representa um procedimento reconhecido mundialmente que consiste em controlar e gerenciar o processo de produção e a qualidade dos alimentos industrializados. A segunda prática é um controle preventivo e sistemático que identifica e analisa os perigos associados à produção de alimentos por meio dos riscos físicos, químicos e biológicos.