Na próxima semana, a Mainland Brasil proporcionará uma experiência que mescla tecnologia e arte, inédita no mundo. Como parte das comemorações do 96º aniversário do Theatro Municipal de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo estréia Onde Está o Norte? Versão Second Life simultaneamente no metaverso e no mundo real.
Criado especialmente para o Balé da Cidade de São Paulo pelo coreógrafo Mário Nascimento, com trilha sonora original de Fábio Cardia, Onde Está o Norte? estreou no ano passado. Para fazer a Versão Second Life nós nos baseamos na remontagem desse espetáculo, que faz sua reestréia nesta temporada, afirma Mônica Mion, diretora artística da companhia.
A versão virtual do espetáculo foi patrocinada pela KAIZEN Games, que, em parceria com o iG, trouxe o Second Life para o Brasil. O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar, composta por bailarinos, coreógrafos, programadores e designers. Cada bailarino do elenco ganhou um personagem (avatar) para representá-lo no metaverso. Criamos um repertório de movimentos para o elenco, onde cada bailarino manipula seu avatar de acordo com a música e a direção coreográfica, diz o diretor de criação da KAIZEN Games, Dino Vettorello.
Essa combinação afinada entre tecnologia e arte poderá ser saboreada com a emoção da apresentação ao vivo. O espetáculo Onde Está o Norte? Versão Second Life acontece no instante em que é visto. A ambientação colabora para criar um clima especial: a KAIZEN Games caprichou na modelagem da versão virtual do Theatro Municipal de São Paulo, da arquitetura (escadarias, fachada, saguão e palco) até o figurino do elenco avatar.
A reprodução do Theatro Municipal de São Paulo faz parte da Ilha Anhangabaú, que será inaugurada com a apresentação do Balé da Cidade de São Paulo e inclui outros ícones da paisagem paulistana, com por exemplo o Viaduto do Chá.
Onde Está o Norte? Versão Second Life terá sua pré-estréia exclusiva no metaverso, no dia 11 de setembro, às 19h, em um evento fechado para convidados. E de 12 a 16 de setembro os residentes do Second Life poderão assistir gratuitamente ao espetáculo, que será transmitido simultaneamente em um telão instalado no Salão Nobre do verdadeiro Theatro Municipal, onde o programa será triplo. Após a apresentação virtual, o público terá a oportunidade de ver também a versão integral de Onde Está o Norte? no palco e, na seqüência, a reestréia de Perpetuum, do coreógrafo israelense Ohad Nahirin e um dos maiores sucessos do Balé da Cidade de São Paulo.
Onde Está o Norte? Versão Second Life
Companhia: Balé da Cidade de São Paulo
Coreografia: Mário Nascimento
Trilha sonora original: Fábio Cardia
Direção artística: Mônica Mion
Assistência de coreografia e direção de ensaios: Laudnei Delgado
Figurinos: Cássio Brasil
Direção de arte: Dino Vetorello (KAIZEN Games)
Produção: KAIZEN Games e Theatro Municipal de São Paulo
Elenco avatar: Mônica Mion, Lumena Macedo, Laudinei Delgado, Cléber Fantinatti, Wagner Varela, Gleidson Vigne, Carolina Franco, Érika Ishimaru, Liliane Grammont, Alex Soares e Paula Zonzini.
Serviço
Mainland Brasil: 11/9 das 19h00 às 20h00 (pré-estréia, ao vivo, apenas para convidados); 12 a 15/9 às 20h30 e 16/9 às 16h30, exibição de machinima no Theatro Municipal da Ilha Anhangabaú; entrada livre
Theatro Municipal de São Paulo: Espetáculo Comemorativo 96º Aniversário do TMSP Onde Está o Norte? Versão Second Life e Perpetuum (coreografia de Ohad Naharin e músicas de Johann Strauss Filho); 12, 14 e 15/9 às 21h e 16/9 às 17h; ingressos de R$ 10 a R$ 15 à venda na bilheteria praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro, tel. (11) 3222-8698 ou na internet (www.ticketmaster.com.br); projeção de machinima, navegação e degustação no Salão Nobre do Theatro Municipal nos dias 12 a 15/9 às 20h30 e 16/9 às 16h30