Seis décadas de sucesso sem perder o glamour. Assim é a carreira de Cauby Peixoto, que será revisitada na exposição “Cauby nos Braços de Sampa”, que a CAIXA Cultural promoverá, a partir de 15 de dezembro, no Edifício Sé (Praça da Sé, 111). A entrada é franca. Na abertura, dia 14, às 19h30, para imprensa e convidados, o cantor fará um pocket-show.
Com curadoria de Ana Vacchiano, a exposição apresenta quatro ambientes que retratam a trajetória do cantor. Na Galeria Pedro II, no térreo do Edifício Sé, serão exibidas 40 fotografias de discos e profissionais com os quais Cauby conviveu. Um camarim cenográfico apresentará figurinos e acessórios, que se tornaram marca registrada das performances de Cauby. No mesmo espaço, o público poderá assistir ao DVD que lhe conferiu o Prêmio Grammy Latino na categoria romântica. Na Galeria Florisbela Araújo, haverá uma ambientação dos anos 50, com vitrola e discos vinil, além dos prêmios que o cantor recebeu ao longo de sua carreira.
O jornalista Rodrigo Faour, responsável pela biografia do cantor, descreve o segredo de Cauby para se manter no topo, num país de memória tão displicente como é o Brasil. “Além de conservar seu timbre aveludado, firme e único através dos anos, Cauby Peixoto procurou sempre manter o glamour em suas aparições – no rádio, no palco, na TV ou no disco – e conseguiu se renovar. Ele não canta apenas os sambas-canções e versões de standards estrangeiros que o consagraram nos anos dourados. Repaginou seu repertório, incorporando compositores contemporâneos e sucessos consagrados ano a ano no hit parade. Sua maneira de cantar também ficou menos impostada e mais coloquial e a sua imagem parece a cada dia mais “pop”. Mesmo um jovem que não saiba cantar nenhuma de suas músicas, sabe que ele existe e que é um referencial de (bel) canto em nossa música.”
Serviço:
O quê: “Cauby nos Braços de Sampa”
Quando: de 15 de dezembro a 20 de janeiro de 2008, de terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: CAIXA Cultural, Edifício Sé (Praça da Sé, 111), Galerias D. Pedro II e Florisbela Araújo
Quanto: grátis
Informações: (11) 3321-4400 ou www.caixacultural.com.br