Pelo segundo ano consecutivo, o Shopping Frei Caneca apóia a “31ª Mostra Internacional de Cinema” com a realização do “Clube da Mostra” no Centro de Convenções Frei Caneca, no 5º Pavimento. O evento conta com diversas atividades como debates, mesas-redondas e lançamentos de livros. Destaque para o debate que discutirá o papel da crítica e será comandado por Serge Toubiana, diretor da Cinemateca Francesa.
Também será lançada no “Clube da Mostra”, no dia 24 de outubro, a edição brasileira do livro de ensaios “A Rampa” (1983), do crítico francês Serge Daney. O prefácio da edição brasileira é assinado por Jean-Michel Frodon, editor da revista “Cahiers du Cinéma”, que também preparou para a “Mostra” uma seleção de filmes que coincidem com o perfil de Daney, morto em 1992.
O “Clube da Mostra” realiza, no dia 28 de outubro, domingo, um debate sobre a co-produção entre cinema e TV e o papel da TV pública na produção cinematográfica, com a presença do diretor do Departamento de Cinema do canal de TV público alemão, ZDF, Meinholf Zurhorst, e de um executivo da Pandora, uma das grandes produtoras e distribuidoras de cinema da Alemanha. Também será debatido na segunda-feira, 29.10, o Acordo de Co-Produção Alemanha-Brasil, já ratificado pelo Parlamento Alemão em 2005.
O Shopping Frei Caneca terá um balcão de vendas de ingressos para o evento no 3º Piso e o Frei Caneca Unibanco Arteplex exibirá filmes da programação da “Mostra Internacional de Cinema” nas salas 1, 2, 3 e 4.
A “Mostra Internacional de Cinema” apresenta 467 filmes, que contemplam a diversidade da produção cinematográfica contemporânea. O evento destaca também duas grandes retrospectivas de jovens cineastas, o chinês Jia Zhang-Ke, que é o maior nome do cinema chinês da atualidade, e a revelação do cinema francês, Jean-Paul Civeyrac. O diretor francês Claude Lelouch, premiado no Oscar e em Cannes, também será homenageado com uma seleção de seus filmes.
O cartaz da “31ª Mostra Internacional de Cinema” foi criado pelo diretor Hector Babenco, que também aparece na foto do cartaz como um homem-placa do centro de São Paulo para associar a “Mostra” a uma garimpagem de ouro e preciosidades culturais para a cidade.
Programação “Clube da Mostra”
20.10 – sábado
16 horas – Produção Infantil Brasileira – Formação de público para o filme brasileiro
21.10 – domingo
14 horas – Cinema Latino-Americano 1
22.10 – segunda-feira
19 horas – O Genocídio Armênio
23.10 – terça-feira
16 horas – Cinema Documentário
24.10 – quarta-feira
16 horas – Cinema Latino-Americano 2
20 horas – Lançamento do livro “A Rampa”, de Serge Daney, com debate sobre a crítica cinematográfica com as presenças do diretor da Cinemateca Francesa, Serge Toubiana, e dos críticos Inácio Araújo e Luiz Zanin Oricchio
25.10 – quinta-feira
16 horas – Cinema Brasileiro de Ficção
18:30 horas – Lançamento da coleção “Cinema no Mundo” – 5 volumes: África, América Latina, Ásia, Estados Unidos e Europa
26.10 – sexta-feira
16 horas – Ecine e Paulínia – novos fomentos para o cinema paulista
19 horas – Novos Rumos do Cinema Alemão
27.10 – sábado
18 horas – Memórias da Bolívia
28.10 – domingo
16 horas – Fotógrafos de Guerra
18 horas – Debate – Co-produção Cinema e TV e o papel da TV pública
29.10 – segunda-feira
16 horas – Debate – Co-produção Alemanha/Brasil – O Novo Acordo
21 horas – Encontro com Amos Gitai
30.10 – terça-feira
19 horas – Encontro com homenageados e lançamento dos novos títulos da Coleção Aplauso (Imprensa Oficial)
31.10 – quarta-feira
16 horas – Encontro com roteiristas
19 horas – Encontro com Jia Zhang-Ke