A partir do dia 13 de julho a cidade maravilhosa será cenário do maior evento esportivo das Américas, os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. Para celebrar um dos maiores acontecimentos desportivos do mundo, a cerveja no ponto SOL, patrocinadora oficial, apresenta suas ações de comunicação integrada que serão realizadas em todo o país. A marca da FEMSA Cerveja Brasil, empresa do Grupo FEMSA Fomento Econômico Mexicano S.A., maior companhia de bebidas da América Latina, investe nos Jogos baseada em três pilares: consumo responsável, campanha publicitária e iniciativas dedicadas aos pontos-de-venda.
Para Paulo Macedo, diretor de Relações Externas da FEMSA Mercosul, “a empresa acredita que, independente do segmento de atuação, os projetos de sustentabilidade, de educação e de apoio ao esporte são a base para o desenvolvimento de um país. Para a FEMSA, o evento é uma grande oportunidade para incentivar a prática esportiva e conscientizar sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas”.
“A FEMSA Cerveja Brasil viu na cerveja SOL, o mais recente lançamento da companhia, a oportunidade de relacionar as características inovadoras da marca com o momento de comemoração coletivo do esporte”, completa Macedo. Por meio da SOL, a companhia adquiriu uma das cotas oficiais de patrocínio da Rede Globo. O pacote inclui o logo da cerveja SOL em todos os espaços publicitários do evento, incluindo placas promocionais e faixas, além do pacote de transmissão da emissora com veiculação dos filmes publicitários da marca nos intervalos comerciais e vinhetas durante toda a competição.
As embalagens temáticas da cerveja SOL trazem os principais ícones esportivos do evento em silhuetas sombreadas. “Esta é a primeira vez que uma empresa do segmento comercializa toda a família de produtos em embalagens temáticas. A logomarca da cerveja, uma tampa de garrafa estilizada em formato de SOL, foi transformada em medalha, objeto almejado por todos os competidores”, explica Riccardo Morici, diretor de Marketing da FEMSA Cerveja Brasil. Fundo branco, nuances douradas e logotipo oficial dos jogos completam o design moderno do produto em latas 350ml, garrafa de vidro 600ml, embalagem de 12 latas e six pack long neck, além da inovadora embalagem de SOL shot 250ml em pack com 6 unidades. O destaque fica por conta da long neck 355ml, com o inovador rótulo sleeve, nunca utilizado por uma marca de cerveja mainstream no Brasil, que recobre a garrafa por completo. Para realizar essa mudança de layout, a FEMSA Cerveja Brasil contou com a expertise da Dil Brands, empresa multinacional dedicada a projetos de desenvolvimento de branding de consumo que acumula 45 anos de experiência utilizando as mais avançadas tecnologias de design gráfico em embalagens.
Composta por peças de mídia eletrônica – filmes de 30 segundos para televisão e cinema, vinhetas, spots, para rádio e peças para internet -, mídia impressa e mobiliário urbano – paradas de ônibus, relógios, envelopamento de trem e metrô, busdoor e empenas – a mega campanha publicitária, criada pela agência Fischer América, veiculada a partir de 02 de junho até o final dos Jogos Pan-americanos, enfatiza o conceito “no ponto” da cerveja SOL. Com abrangência nacional, a campanha que tem direção geral criativa de Eduardo Fischer, direção de criação de Flávio Casarotti, direção de arte de Kleyton Mourão, Marcelo Fedrizzi e Ricardo “Big” Passos e áudio da Lua Nova.
Em dezenas de supermercados, a cerveja SOL ganha destaque com exposição extra de produto, brindes ao consumidor e material temático de merchandising. Os pontos-de-venda também serão surpreendidos com a cerveja no ponto, que contarão com material inovador em sinergia com a comunicação da marca, como cartazes, banners, bolachas e copos. “Acreditamos na ativação dos pontos-de-venda como uma forma de ampliar, ainda mais, a exposição da SOL em todo o país”, explica Morici.
Já parte da frota dos caminhões que realizam as entregas dos produtos da FEMSA Cerveja Brasil ganha o colorido da cerveja SOL. As traseiras, de alguns deles, que circulam pelo Rio de Janeiro, ganham envelopamento temático, transformando-se em outdoor ambulante. “Mais uma vez a SOL inova, contribuindo para lembrança da marca”, conclui Riccardo Morici.
O início dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 marca o lançamento da nova home page da cerveja SOL, a cerveja no ponto. A nova página está mais jovem e moderna, com novos destaques. Para tornar ainda mais atraente, no website criado pela Sinc, o internauta pode baixar widgets – pacotes de serviços on-line, que incluem previsão do tempo, trânsito das principais rodovias e avenidas, além de um porta-retrato digital com as melhores fotos do usuário. Tudo é facilmente visualizado por meio de um ícone que fica disponível no desktop. Além dessa novidade, o site trará um link para o novo hotsite http://www.agoraeponto.com.brque estará disponível no mês do Pan.
A inovação, principal característica da marca, unida à interatividade fazem do hotsite uma das estrelas da comunicação integrada desenvolvida pela empresa. O usuário poderá saber de toda a programação dos jogos, assistir os novos filmes e ouvir spots de rádio, baixar ringtones para seu celular e ainda se divertir com os novos e incansáveis jogos. É clicar e se divertir.