Carlos Franco
Agora, a festa ficou completa. Além dos 14 participantes do Big Brother Brasil 8, que ainda não exibiram o que se espera de seus fartos conhecimentos, a Coca-Cola decidiu se antecipar e, nos intervalos, dá uma aula da pobreza de idéias em campanha para a Coca-Cola Zero que a McCann-Erickson fez a tradução local. É uma brincandeira chata e de diálogos pobres entre duas línguas e um olho sobre os sentidos que uma Coca-Cola pode despertar. O olho insiste que o produto é zero e as línguas que ele é Coca-Cola. Conteúdo?? Onde, quando, como, com quem??
Curioso é que a campanha é assinada pela criativa agência Wieden+Kennedy. Mas, isso, é claro, não quer dizer nada: o padrão do americano médio tem tudo a ver com que se espera dos brothers, então a Coca-Cola de certa forma até antecipa os ricos diálogos que devem rolar na casa. E nem adianta ver um comercial ou os dois assinados pela Coca-Cola, ambos – tanto Mentiroso como Bebe Quem Pode – são dignos representantes do festival de baboseiras que invade a televisão e a propaganda. Nem a animação salva, menos ainda o diálogo entre o olho dublado por Miguel Falabella – que questiona as línguas, afirmando que elas bebem Coca-Cola Zero. As línguas dubladas por Evandro Mesquita e por Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. discutem com o olho, argumentando que sentem o sabor de Coca-Cola.
As brincadeiras em torno das confusões entre os sentidos permeiam também as iniciativas online da campanha. Não basta só o BBB8, até o conteúdo do refrigerante mais vendido do mundo entrou no clima.