Prestes a completar 70 anos, no ano de 2008, a União Cultural Brasil Estados Unidos, em sede recém-inaugurada, marca a reabertura do Teatro União Cultural com várias atividades, destacando-se as estréias de duas peças de teatro, infantil e adulto.
O Teatro União Cultural, que recebeu investimentos na ordem de R$ 3 milhões, apresenta ampla gama de soluções de acessibilidade, como elevador para dirigir-se ao palco; elevador para dirigir-se à platéia e elevador para dirigir-se ao bar.
SANGUE NA BARBEARIA reúne o premiado ator Antonio Petrin e Darson Ribeiro em tragicomédia e estréia no dia 27 de setembro de 2007, quinta-feira, às 21 horas. Os organizadores farão um corte da fita inaugural às 20h30, no foyer do teatro.
A montagem traz canção original especialmente interpretada por Ney Matogrosso. O texto da música é uma adaptação de Darson Ribeiro, de um trecho da peça Oberosterreich, do alemão Franz Kroetz, montada por ele no Rio, onde o projeto de iluminação foi concebido por Ney. Somos amigos e sempre em nossos projetos há uma troca de sugestões, de ajuda, afirma Ribeiro.
Desta forma, Darson Ribeiro convidou Ney Matogrosso para que, com a canção, alinhavar os dois atos da peça de uma forma onde o público ao contrário de relaxar com o intervalo, ficasse ainda mais ligado e curioso com a peça, e, assim, ligou um ato a outro, com a voz de um dos maiores cantores da MPB.
O espetáculo, inspirado nos textos Dizer Sim, de Griselda Gambaro e O Acompanhamento de Carlos Gorostiza, dramaturgos argentinos contemporâneos, e que tem cenário de Ulisses Cohn, figurino de Pazetto, iluminação de Mirella Brandi e movimentação cênica de Sandro Borelli reúne textos escritos na época da ditadura militar argentina, adaptados livremente por Darson Ribeiro.
Na noite de estréia, 27 SET 2007, a entrada é gratuita para jornalistas e convidados.
A ARCA DE NOÉ, montagem que homenageia DEUS, tem a voz DELE interpretada por uma criança. Estréia no sábado, dia 29 de setembro de 2007.
A peça musical, que tem texto e direção de Fernando Lyra Júnior e músicas assinadas por Fernanda Gianessela, conta o que aconteceu com a humanidade devido à sua desobediência para com DEUS.
A montagem conta, ainda, com cenários e figurinos de Christina Maresti e Cibelle di Martino e coreografias de Janaína Castro. A produção, com ricos e coloridos figurinos, é de Flexinha de Prata Produções Artísticas.