A TBWA\BR realizou uma vez mais, no final da semana passada, um encontro para discutir o futuro do País, cenários macro-econômicos e perspectivas para a comunicação, além de trazer a público mais um painel Innovative Trends*, que aponta as tendências que ditarão o que virá pela frente em termos de cultura, mídia, targets e comportamento.
A agência promove periodicamente esse encontro com seus clientes, funcionários e formadores de opinião, onde reúne um grande nome da economia brasileira e as últimas descobertas dos estudos Innovative Trends*, liderados pela consultora de tendências Irina Cypel.
Luis Paulo Rosenberg prevê um País com economia estável em 2008, mas alerta para os riscos de instabilidade que poderão ser provocados, ainda, pelo impacto da inadimplência do sistema imobiliário norte-americano. O economista acredita que, embora aparentemente o pior tenha passado, restam resíduos de preocupação que podem agir sobre o mercado financeiro dos Estados Unidos.
Irina Cypel destacou as novas tendências do futuro próximo que deverão orientar o consumo no País e no mundo. Elas podem ser sintetizadas pelos conceitos de Proteja-Me (preocupação com a saúde sobe), Toque-me (em vez de produtos, a busca pelo consumo de experiências), Perturbe-me (o estranho gosto pelo bizarro e pelo surreal), Faça-me Feliz (consumo de drogas que promovem a máquina da felicidade), Valorize Meu Lugar (o império do local/regional), Dê-me menos (busca pelo essencialismo), O Todo Poderoso Sou Eu (o consumidor no poder) e Deixe-me Criar (consumidor protagoniza a autoria).
*Innovative Trends é o serviço de informação sobre tendências idealizado e criado há dois anos por Luis Grottera, CEO da TBWA\BR, com relatórios periódicos.