A Tetra Pak Brasil recebe, nesta semana no Japão, um Prêmio de certificação em WCM (World Class Manufacturing) que nenhuma outra empresa no Brasil possui. O Prêmio Total Productive Maintenance (TPM) Advanced Special Award foi concedido pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) às fábricas de Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR).
O WCM é um sistema de melhoria de produção, de origem japonesa, que determina, por meio de indicadores, melhorias contínuas de qualidade e performance. “Na Tetra Pak, temos a excelência incorporada em nosso DNA, especialmente em processos e inovações”, explica Benny Heide, diretor da Tetra Pak. “Trabalhamos com foco total em nosso cliente e o WCM é uma forma de promover a qualidade, atendendo às expectativas dos clientes em termos de tempo, qualidade e eficiência”, completa o executivo.
A operação das fábricas brasileiras da Tetra Pak é exemplo para a empresa em todo o mundo. “A Tetra Pak no Brasil também é referência global no que diz respeito à tecnologia e know-how, além de uma das mais eficientes do mundo segundo o sistema WCM”, informa Benny. “Nós temos cases locais de desenvolvimento de melhorias na produção que acabaram virando práticas globais. Os indicadores e a melhoria na produção são muito significativos”.
O Prêmio representa o quarto estágio de excelência, em uma jornada de cinco estágios. A Tetra Pak Brasil agora está a um passo do Prêmio máximo do JIPM, o Word Class. Outras fábricas da Tetra Pak no mundo também fazem parte do programa, que começou como uma iniciativa da Toyota nos anos 60. O Objetivo da empresa globalmente é ter todas as suas fábricas participando do Prêmio até 2010.