A natação brasileira mostrou neste sábado, 8, por que é considerada um dos carros-chefe da delegação nacional nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015. A modalidade conquistou 12 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e duas de bronze. O Brasil assim termina o primeiro dia na liderança do quadro geral de medalhas da competição, com sete ouros, sete pratas e quatro bronzes (18 no total).
Daniel Dias foi responsável por um dos ouros ao vencer os 100m livre, classe S5. Foi a vigésima medalha dourada de Daniel em Parapan-Americanos – ele já havia vencido oito ouros no Rio-2007 e mais 11 em Guadalajara-2011.
“A gente tem que fazer uma estratégia muito legal para nadar as oito provas que vou nadar aqui. Conversei com meu técnico e vimos que poderíamos dar uma segurada para chegar até o fim sem cansar muito. Nessa prova, eu segurei nos últimos dez metros para poder me poupar um pouco. Estou muito feliz por esse bom começo que tive. Espero aumentar minha coleção. Agora, vou descansar para nadar as sete provas que ainda faltam”, disse Daniel, logo após a conquista.
Vale ressaltar que Daniel está concorrendo ao prêmio de melhor atleta do mês de julho, em eleição promovida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). O link para a votação é: www.paralimpic.org.
Além dele, Felipe Caltran foi campeão dos 200m livre, classe S14. Foi o primeiro título internacional do nadador de 18 anos. Joana Neves completou a trinca de medalhas de ouro do Brasil, com o título dos 100m livre feminino, classe S5.
Ronystony Cordeiro ficou com a prata em duas pratas: 100m livre (S1-4) e 50m livre (S4). Edênia Garcia também conquistou dois vice-campeonatos, nas mesmas provas, nas versões femininas. Clodoaldo Silva (100m livre, S5), Talisson Glock (400m livre, S6) e Estephany Oliveira (100m livre, S5) completaram a lista dos segundos-lugares.
Por fim, Italo Gomes ficou com a terceira posição dos 400m livre, classe S7. Mesma colocação de Guilherme Batista, da classe SM13, nos 200m medley. Neste domingo, 9, segundo dia de competições, serão 16 brasileiros da natação na disputa de medalhas. (Do Comitê Paralímpico Brasileiro/CPB)