Na última luta do dia veio a medalha de ouro. Erika Miranda, da categoria até 52 kg, teve a dura missão de enfrentar a canadense Ecaterina Guica e a torcida local. Mas, em poucos segundo de combate, aplicou um ippon em sua adversária e garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, neste sábado, dia 11. Radiante após a luta, Erika percorreu o Mississauga Sport Centre com a bandeira do Brasil nas mãos e espalhou seu sorriso por onde passava.
TEXTO: COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO (COB)
FOTOS: WILLIAM LUCAS/INOVAFOTO
“Não sei nem explicar, estou muito feliz. Torço para que esta seja a primeira medalha de ouro de muitas que estão por vir, que serão conquistadas pelo Brasil”, comentou Erika Miranda, sem saber ao certo para onde ir e olhar. Esta é a primeira medalha do judô feminino nos Jogos nesta categoria.
O judô brasileiro confirmou seu favoritismo e conquistou três medalhas logo no primeiro dia de competições da modalidade. Foram três medalhas conquistadas nas três categorias em disputa, incluindo a de Erika. A primeira do dia foi a de bronze de Nathália Brígida, da categoria até 48kg. A brasileira derrotou a equatoriana Diana Cobos, numa luta em que dominou a adversária do começo ao fim.

Jogos Panamericanos Toronto 2015 – Nathália Brígida ganhou a medalha de bronze na categoria Ligeiro (48kg)/FOTO: WILLIAM LUCAS/INOVAFOTO
“Foi a primeira medalha do Brasil no Pan e essa conquista vou guardar para sempre na minha vida”, disse a judoca Nathália Brígida, após muita comemoração com a treinadora Rosicleia Campos.
Mais tarde foi a vez de Felipe Kitadai, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012, subir ao tatame para enfrentar Lenin Preciado, também do Equador, na categoria até 60kg. Numa luta que durou poucos segundos, o adversário conseguiu encaixar um perfeito ippon e derrotou o brasileiro, que conquistou a medalha de prata.
“Fui surpreendido. É claro que fiquei um pouco chateado, mas valorizo muito esta medalha de prata”, afirmou Felipe.