Para divulgar o novo Office 2010 (versão beta), lançado pela Microsoft no último dia 18 de novembro, a TV1.Com desenvolveu uma grande e inesperada campanha para a web. Sob o mote Suas ideias ganham vida, a ação mostra que o Microsoft Office 2010 proporciona novas e eficazes formas de realizar trabalhos, em diferentes localidades e ao mesmo tempo. O foco central da comunicação é mostrar o uso inusitado, criativo e eficiente das ferramentas do Office 2010, que vai muito além daquilo que os usuários do dia a dia conhecem.
E para traduzir esse conceito, a TV1.Com, em parceria com a colmeia (www.colmeia.tv), apostou em experiências reais, unindo o software da Microsoft a diferentes formas de arte. O inusitado começa já no formato. A equipe de programadores da produtora foi convidada a trabalhar em um escritório de ideias durante mais de 30 dias, com a missão de fazer o software dialogar com artistas de diferentes formações, como arte de rua e música. Durante este mês de trabalho, eles são responsáveis por produzir experiências criativas e absolutamente inéditas a partir da nova suíte do MS Office 2010 – cujas ferramentas atuam como catalisadores das diversas formas de expressão -, usando a fórmula Arte + Programação + Office.
Todo o processo de criação das experiências está sendo documentado e transformado em cinco filmes, que serão veiculados no hotsite da ação www.microsoft.com/brasil/office2010, desenvolvido pela TV1.Com.
O primeiro dos filmes já pode ser visto e mostra a utilização do Excel (mais conhecido por suas qualidades matemáticas e contábeis) para transformar música em gráficos. Uma banda foi convidada a participar da experiência, que culminou num evento em que os gráficos gerados pelas músicas eram projetados na parede de um edifício vizinho.
Todo o conteúdo produzido na casa durante a ação também será compartilhado pela equipe da TV1.Com nas mídias sociais, onde o Office 2010 está presente. O objetivo é mostrar que, no caso do Excel, por exemplo, é possível sim fazer gráficos gerados por músicas e que esse recurso está disponível para todos os usuários.
O segundo vídeo, sobre o Power Point, entrará no ar ainda esta semana e terá a participação de um grafiteiro e um DJ. A ação vai até março de 2010 e promete vídeos sobre os aplicativos Outlook, Word e Unified Communications.
Além de hospedar os vídeos da campanha, o hotsite reúne ainda todas as informações sobre os produtos e as ferramentas que estão sendo utilizadas neste projeto de divulgação. É nessa página da web que o usuário encontra também a versão beta do pacote para download, detalhes sobre tudo o que há de novo em cada aplicativo e links para as mídias sociais – YouTube, Twitter, Vimeo, Videolog, MSN, entre outras.
Ficha técnica TV1.com
Cliente: Microsoft
Atendimento: Laercio Cerboncini, Cristina Voltarelli
Diretor de Planejamento: Gustavo Donda
Planejamento: Felipe Marx, Sabrina Leite
Diretor de criação: Amaury Balí Terçarolli
Criação: Armando Araújo, Lisiane Kindlein, Jan Pfiffer, Guilherme Jorgetti, Fabio de Almeida, Fernando Tardivo, Theo França, Adriano Piccirilo e Adriano Brandão
Gerentes de projeto: Rafaella Gobara e João Parente
Arte: Daniel Belmont, Luis Akinaga, Tiago Cardoso, Roberto Enachev
Interface: Julian Couto, Mariana Cunha, Welison Silva
Flash e programação: Monalisa Silva, Jorge Santos, Fabio Ongaratto, André Valvassori, Cibele Pafetti de Aquirre
Propaganda Online: Celso Yokota
Mídias sociais: Jeff Paiva, Camila Costa Santana, Milena Wiek, Dani Rubbo, Eduardo Vasques
Controle de Qualidade: Claudia Kairalla
Produção: colmeia
Produtor Executivo: André Passamani
Atendimento: Pedro Canuto
Diretor de cena: Leonardo Barbosa
Ass. de Direção/Montador: Gabriel de Paula
Motion Designers: Rafael Kfouri, Caio Sartori
Programadores: Arthur Lima, Eduardo Alves e Daniel Dias