O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer GRAACC estréia nesta semana seu novo portal. A iniciativa integra um projeto estratégico de comunicação desenvolvido pela TV1.Com, cujo objetivo fundamental é mostrar a evolução e a modernização da organização, atraindo assim novos voluntários e mais recursos através da web. Faz parte ainda do esforço, a criação de uma nova identidade visual e ajustes no logotipo do GRAACC.
Primeiramente, a agência desenvolveu um importante trabalho de análise e diagnóstico de toda a presença digital da instituição inclusive seus canais de relacionamento com o público na internet. E logo no início do estudo, a TV1.Com concluiu que alguns obstáculos ainda impediam uma captação de recursos mais eficaz por meio da página de doações online vigente até então. Detectados os principais problemas da ferramenta, foi proposta uma reformulação do canal, antes mesmo do relançamento total do novo site.
Desta forma, foi possível analisar a estratégia de forma isolada e confirmar que o processo de doação online era por si só um obstáculo a ser superado pelo GRAACC: de um nível de doações próximo de zero, foram obtidas 1.300 doações em apenas seis meses.
Paralelamente, do conteúdo ao visual, todo o site foi reformulado para oferecer uma navegação mais fácil e inteligente. Para que isso fosse possível, foram implantadas ferramentas que permitem a publicação de notícias e a atualização das seções de forma dinâmica e em tempo real. E a partir de agora, o internauta também pode conhecer toda a infra-estrutura do hospital – do corpo médico às pesquisas científicas em desenvolvimento, além dos atuais projetos.
Para Gustavo Donda, Diretor de Criação do Grupo TV1, o projeto constitui uma nova plataforma digital para o GRAACC, com o intuito de recrutar cada vez mais pessoas e recursos para cumprir a sua missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer tratamento adequado e qualidade de vida. Creio que a beleza maior deste trabalho, está em nossa capacidade de mensurar e analisar dados, extraindo inteligência criativa no processo. Foi isso que permitiu que fossemos ao cerne do problema e oferecessemos a melhor solução, comenta. Acreditamos que este projeto ajudará o GRAACC a crescer e se desenvolver ainda mais, completa.
O GRAACC está ainda no Twitter. Os seguidores da instituição podem acompanhar notícias, ações e matérias sobre a instituição na página http://twitter.com/graacc.
Doações online
Os interessados encontram facilmente informações sobre como realizar doações, inclusive online, que podem ser feitas por meio de cartão de crédito, boleto bancário ou depósito, uma única vez ou mensalmente. Outra novidade é que os cadastrados no portal poderão acompanhar o histórico de suas doações.
Ficha Técnica
Direção de Criação: Gustavo Donda
Direção de TI: Carlos Cima
Planejamento: Luciano Alves Nunes
Direção de Arte: Theo França
Animação: Cibele Pafetti de Aguirre e Fábio Ongaratto
Interface: Mariana Motta da Cunha, Priscila Fazzolari, Fábio Alfieri, Fernanda de Paula Ito, Felipe Pupo Rodrigues e Rogério Brito dos Santos
Programação: Rômulo Augusto Belluomini, Márcio Toshio Ide, Fabiola Werneck de Abreu Gomes e Filipe Henrique Gonçalves
Arte: Erick Ignácio, Tiago Cardoso, Roberto Enachev e Italo Oliveira