Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Um dia de verão - Revista Publicittà Um dia de verão - Revista Publicittà

Um dia de verão

0

Hoje, a noite será mágica em Cannes e em toda a região que circunda o balneário francês onde se realiza a 54ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes. É a noite do solstício de verão, que é a chegada da estação mais quente do ano, saudada com a famosa Festa da Música. Tem sons exalando por todos os lados e os abençoados pela fortuna e a glória dos festivais têm opções de tirar o fòlego.

O Hotel du Cap & Eden Roc – Blvd Kennedy, 06602, Cap d’Antibes, França tel.: 33 (49) 361-3901 é uma ótima dica para quem está disposto a gastar, e muito. A comida é maravilhosa e os garçons e o serviço impecáveis. Fora a paisagem deslumbrante, de onde se vê as curvas sinuosas e as luzes do pequeno principado de Mônaco ao entardecer, porque é local para jantares, regado a bons vinhos.

É cena de cinema, e talvez por isso mesmo, o local tenha sido tão frequentado pela princesa Grace Kelly e seus amigos, como Frank Sinatra. Gente que deixou bilhete e retratos, hoje expostos num bar aconchegante, que dá para os jardins. Os imensos jardinas por onde se chega ao mar e onde se pode contemplar esculturas modernas, que não ferem o estilo neoclássico do pomposto hotel e do restaurante dos milionários e bilionários europeus, americanos e asiáticos.

No ano passado, Sergio Gordilho, Márcio Santoro, Fernanda Lopes e Susana Apelbaum, os nossos africanos brancos da Africa de Nizan Guanaes, puderam, sob os auspícios do baiano,  se refastelarem no local. É tudo muito chique, extremamente de bom gosto. E o melhor: comidas cujos sabores permanecem e fazem exalar lembranças de dias inesquecíveis, que fazem sonhar com um futuro que, todos o desejamos, seja grandioso.

Mas não se intimide. A conta do Hotel du Cap & Eden Roc pode esperar. Ele sempre estará lá. Quem não quer gastar tem a opção econômica e não menos glamourosa de andar pelas ruas de Antibes, a menos de 10 minutos de trem de Cannes. É uma cidade encantadora, onde Picasso garante ter produzido o melhor de suas esculturas, que estão lá, no museu que carrega o seu nome. Nas vielas estreitas, medievais, dessa cidade cercada por muros, encontra-se charmosos bistrôs, onde, com pouco – pouco mesmo para padrões europeus – pode se fazer uma boa e digníssima refeição.

É uma delícia andar por Antibes. Tanto que Washington Olivetto, Patrícia e seus gêmeos Theo e Antonia, se sentem em Antibes como Bill Clinto se sentiu na Mangueira, na avaliação de Jamelão: como pintos no lixo. Pode-se andar com tranquilidade, anônimo numa cidade que é invadida por turistas e oferece o que tem melhor, da gastronomia à exuberante paisagem arquitetônica, além de ofertas imperdíveis de azeites e toalhas de mesa da Provence, um luxo barato.

A Marina de Cap D’Antibes é um convite ao sonho, com seus iates potentes e  milionários. Mas existem passeios mais em conta para o turista que não está disposto a deixar todas as suas economias no local e nem se tornar um xeque de Agadir num simples toque de lâmpada de Aladin, que como sabemos só habita as páginas da mil e uma noites e não as da vida, que é bem mais dura. Mas nada de reclamações, quem está no balneário mais famoso e caro da Europa, tem mais que aproveitar bem os dias e especialmente as noites.

Andar por Antibes durante o dia e apenas tomar um sorvete já será fato memorável, a ponto de que possa se sentir mais leve e mais feliz. É um convite para os que acreditam que dias melhores virão e a vida é bela. Para quem está em Cannes, Antibes é passeio imperdível, eu diria até obrigatório, especialmente no dia de hoje, da Festa da Música, que ocupa a sua principal praça e mobiliza toda a região. E não se esqueça: a data marca a chegada às mesas da melhor safra dos vinhos rosés, que é a bebida mais apropriada para os dias de verão. A borbulhante água Perrier com o citron, o limão que conhecessemos como siciliano, é outro item obrigatório à mesa.

Para quem está com vontade de gastar, mas menos do que se gastaria no Eden Rock, a opção pode ser Bouillabaisse, do Tetou Rua Golfe Juan, 06220, entre Cannes e St. Juan Les Pins, França, tel.: 33 (49) 363-7116. E para quem prefere rever as festas no campo, é bom seguir no final da tarde para Grasse ou Juan Les Pins. Uma maravilha. São pequenas cidades que recebem bem e em clima aconchegante e onde se pode conviver com os locais e com menos turistas. As refeições não são as mais baratas, mas certamente quem optar por esses locais também terá histórias para contar.

Já os moderninhos podem seguir na direção oposta, de trem ou de carro, para Saint Raphel e Saint Tropez, tudo a menos de 20 minutos de Cannes. Uma maravilha, seja ao volante ou de trem. Essas cidades acolhem a turma mais jovem, a música eletrônica e o rock. Para dar o clima, até fuminho na praia rola. A turma que foi para Woodstock e ainda não voltou tem lugar garantido nas areias de Saint Tropez.

A bela imagem de Antibes, que está em destaque nesta seção, é por si sí, um convite ao lazer. Bom início de verão para os que estão em Cannes, aqui, em São Paulo e no Hemisfério Sul, entramos no inverno. Sem Festa da Música.

Share.

About Author

Comments are closed.