O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore foi premiado pela 54ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes com um inusitado leão, o Green Lions. O presidente do festival, Terry Savage, entregou a estatueta e assumiu o compromisso, pedido por Al Gore, que os publicitários venham a participar da sua luta em defesa do meio ambiente. Al Gore que também subiu este ano ao palco do Oscar da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood é a hoje a voz mais influente em todo o mundo que grita e alerta a todos para os riscos do aquecimento global.
Curiosamente, no entanto, a maior resistência em assinar o Protocolo de Kyoto, que inclui metas para evitar as emissões de gases na atmosfera da Terra, parte dos Estados Unidos. George Bush se recusou a assiná-lo em 1992, o mesmo fez Bill Clinton, de quem Al Gore foi vice, e agora George W. Bush, filho do ex-presidente e atual mandatário dos EUA. De qualquer forma, o esforço de Al Gore, sobrinho do brilhante escritor Gore Vidal, tem contribuído para a discussão em torno do tema. Valeu a homenagem de Cannes.