A SulAmérica vai apostar na comunicação por conteúdo e na prestação de serviço para conquistar o coração do consumidor paulistano e ganhar share de mercado no competitivo segmento de seguros de automóveis em São Paulo. A idéia foi criada pela MPM, que em parceria com o jornalismo da Rede Bandeirantes de rádio, montaram a Rádio Trânsito Sul América que durante 24 horas por dia vai transmitir informações e dicas sobre o trânsito da cidade e ajudar os motoristas a terem uma vida melhor. O novo veículo de comunicação chega ao ar no dia 12 de fevereiro e contará com uma grande campanha publicitária com spots de rádio, filmes para TV, mídia impressa e peças de mobiliário urbano. O start da campanha será no dia 10 de fevereiro com um anúncio de página dupla na Veja São Paulo e no dia 11 de fevereiro com um filme de um minuto e meio no intervalo do Fantástico. O investimento declarado de toda ação de marketing é de R$ 30 milhões.
“É o maior investimento em comunicação que a SulAmérica já realizou na cidade de São Paulo. Acredito que, mais que a propaganda e marketing, a iniciativa de passar a informação útil e relevante para o paulistano mudará a percepção da SulAmérica Auto na maior cidade brasileira, afirma Zeca Vieira, diretor de marketing corporativo da SulAmérica.
O uso de projetos de conteúdo dentro da estratégia de comunicação de uma marca é uma tendência em todo o mundo, porém no Brasil ainda está muito no discurso. Acho que esta é um das primeiras iniciativas neste sentido que busca assumir grandes proporções de audiência. Além da inovação editorial em si, temos uma inovação na maneira da marca se comunicar com o consumidor, afirma o sócio e diretor de mídia da MPM, Daniel Chalfon.
O projeto da Rádio Trânsito SulAmérica está há pelo menos um ano sendo estudado e planejado pela equipe da MPM. Segundo o sócio e diretor de criação da agência, Aaron Sutton, a concepção da estratégia foi pensada em cima das pessoas: Em vez de pensar no carro, a gente pensou no benefício de quem usa. O mercado de seguros hoje é muito focado em oferecer vantagens para o automóvel, como a distribuição de brindes e acessórios. Vamos trazer um benefício muito maior, oferecendo um canal de serviço para o paulistano na hora que ele quiser, com um rodízio de informações sobre a situação do trânsito em todos os cantos da cidade.
Nunca São Paulo precisou tanto de um serviço como esse, diz. Aaron observa também que o brilhantismo desse projeto está na possibilidade de se falar com todos os públicos, até mesmo com quem não é cliente da empresa: Estamos usando a comunicação por conteúdo como um meio e não como um fim. Essa nova tendência, em minha opinião, só tem relevância quando é pertinente e traz uma utilidade pública, ou seja, serve as pessoas com um conteúdo necessário, finaliza.
Campanha
O lançamento da rádio contará com uma grande campanha publicitária com cerca de 423 inserções do comercial nas emissoras Band, Globo, Cultura, SBT, Record e Rede TV entre os dias 12 de fevereiro e 31 de março. Além disso, contará com um anúncio de página dupla na Veja São Paulo, anúncios de página inteira nos principais jornais do País e uma extensa programação de mídia exterior que envolve relógios de rua e outdoors nas estradas que dão acesso a São Paulo.
O filme mostra a atriz Graziela Moreto fazendo um raio x do que é hoje o trânsito de São Paulo com números de carros e pessoas que circulam diariamente pela malha viária da cidade. Em seguida, a repórter começa a colher depoimentos verdadeiros nos faróis de São Paulo sobre o que elas pensam do trânsito da cidade. Conseguimos trazer para o filme uma espontaneidade das pessoas, cada um expressando sua rotina, suas agendas com uma visão particular e pessoal sobre o tráfego intenso da cidade, ressalta Aaron. O conceito da campanha é: Sul América Auto: Ajudando você a enfrentar o trânsito de São Paulo.
A Estrutura da rádio
A Rádio Trânsito Sul América contará com uma equipe de vinte e dois profissionais, entre eles, oito repórteres, seis âncoras e dez viaturas que estarão circulando pela cidade todos os dias. Além disso, a rádio também oferece espaços publicitários para outros anunciantes, desde que não sejam concorrentes da SulAmérica. A Rádio Trânsito é a evidência de que cada vez mais as marcas estão se transformando em suas próprias mídias, completa Chalfon.
Todo o conteúdo e operação da emissora estão a cargo do grupo Bandeirantes de rádio, que é líder em jornalismo de rádio na cidade de São Paulo, e que tem total independência editorial. A SulAmérica é na realidade um patrocinador master da emissora, mas toda a estrutura é da Bandeirantes, o que é uma garantia de qualidade no jornalismo e na prestação de serviços, diz Chalfon.