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VEM AÍ O DIA DE DOAR

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O Dia de Doar é uma iniciativa global que surgiu em 2012 nos EUA em contraponto ao consumo excessivo gerado nas festas de final de ano e ao dia de descontos “Black Friday”. O movimento incentiva a filantropia por meio de um site interativo para disseminar a ideia, além de campanhas em redes sociais e em veículos de comunicação. Está presente em países como Alemanha Austrália, Singapura, Israel e Irlanda. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013.

 

Na cultura da doação, tudo é doado.

Inclusive a campanha 2015, que foi criada pela Umbigo do Mundo a partir de estudo gerado pela

metodologia de diagnóstico e planejamento em comunicação Dádivas de Marca®. Segundo o estudo, no

atual contexto socioeconômico brasileiro, as pessoas estão abertas para as causas sociais, mas têm

muitas dúvidas sobre como ajudar, quem ajudar, com o que ajudar e como ter a certeza de que os

recursos certos irão para as pessoas certas. Outro aspecto identificado é a banalização da mobilização,

considerando que nas redes sociais a rapidez de adesão a uma causa muitas vezes é proporcional ao seu

abandono.

Para efetivar uma mobilização, é preciso unir as pessoas e mostrar a força que este grupo tem. Para unir as pessoas, é preciso conscientizá-las de que são capazes de fazer mudanças. A verdade é que as pessoas não querem novos discursos e sim soluções práticas e confiáveis, especialmente em meio a crise de valores que estamos vivendo”, diz Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo e também da UDM&Co Business Consulting, que conduziu o estudo. “Por isso, a comunicação precisa ser direta e didática, estimulando a ação: seja a de postar e aderir à causa, seja a de efetivamente doar. Além de estimular a solidariedade entre as pessoas e mobilizar os veículos de comunicação para multiplicar a mensagem, a proposta é sensibilizar as empresas a doarem recursos financeiros a ONGs”, completa Marina.

A produção da campanha também foi doada. O comercial de 30” e a vinheta institucional foram produzidos pela Cia de Cinema.

Reunir os amigos e colaborar também é uma forma de doar. Juntamos a produção da Cia de Cinema, as artes do Estúdio Big, a animação da Bitt e o som da Angels. Estamos muito felizes em participar” diz Carlos Righi, sócio diretor de criação da Cia de Cinema.

Para JP Vergueiro, do Dia de Doar, a parceria com a Umbigo do Mundo foi importante porque a

campanha já tinha sido realizada por dois anos, e precisava agora dar um salto de qualidade.

A parceria possibilitou um olhar profissional para o Dia de Doar e um estudo e estratégia criteriosos sobre a marca, que nos permitiu planejar e comunicar melhor a data e seu propósito de disseminar a cultura de doação”.

Entre as empresas que já aderiram à causa estão PayPal, Oracle, Avon e Okena, além de institutos corporativos como o Instituto Cyrela.

Entre as celebridades e influenciadores que apoiam a campanha estão a Família Schurmann, Mario Sergio Cortella, Carol Celico e Luís Norberto Paschoal.

Como parceiros de comunicação, a Fábrica de Aplicativos, que criou o app oficial da campanha, e o Grupo CDI, que faz as mídias sociais e o RP do Dia de Doar, além da Stockphotos.

 

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