Música, vídeo, cinema, performance e imagens em movimento se encontram de 26 a 29 de julho (quinta-feira a domingo) no palco do Itaú Cultural, na terceira edição do ON_OFF Experiências em Live Image. Com foco nas experimentações de meios e linguagens para a composição de imagens ao vivo, o evento tem como convidado especial o videoartista mineiro Eder Santos, que abre a programação com o trabalho inédito O Lugar Aonde os Carros Não Vão. Em cena estarão as atrizes Mônica Ribeiro (na abertura e dia 27) e Maria Luísa Mendonça (apenas no dia 27) e os músicos Paulo Santos e Josefina Cerqueira, que executam a trilha sonora do espetáculo. Nos dias 28 e 29, as apresentações prosseguem com os coletivos paulistas Visualfarm e Müvi. O evento integra a programação da mostra de arte e tecnologia Memória do Futuro – Dez Anos de Arte e Tecnologia no Itaú Cultural, em cartaz até 9 de setembro.
A diversidade de linguagens marca esta edição, que abre a programação com a videoperformance de uma das referências internacionais em videoarte: Eder Santos. No palco, a mescla de vídeo, teatro e música cria um território híbrido para a videoperformance O Lugar Aonde os Carros Não Vão, na qual o espaço se transforma em imagem com uma série de projeções simultâneas, criadas e mixadas ao vivo pelo artista mineiro.
“Esse projeto foi feito especialmente para o ON_OFF e tem como base o conto O Ex-Mágico da Taberna Minhota (1947), de Murilo Rubião (1916-1991), no qual um mágico perde o controle de sua magia e não consegue nem mesmo se matar. Ele acaba virando funcionário público”, adianta o videoartista. “É um trabalho sobre mundos desconhecidos. Por isso o título O Lugar Aonde os Carros Não Vão, que faz uma brincadeira com a música No Cars Go, do Arcade Fire.”
Entre os vídeos projetados por Eder Santos no palco está o da performer holandesa Judith Witteman em que ela trabalha com bolinhas de plástico para representar universos desconhecidos. No dia 26 – noite de abertura para convidados -, O Lugar Aonde os Carros Não Vão terá a participação da atriz Mônica Ribeiro. No dia seguinte, Mônica dividirá o palco com Maria Luísa Mendonça. Conhecida nacionalmente por sua atuação principalmente na televisão e no cinema, Maria Luísa – assim como Mônica Ribeiro – já trabalharam em outros projetos de Eder Santos, como o filme A Delicadeza do Amor (2004).
O músico Paulo Santos, integrante do grupo Uakti, participa das duas apresentações, interpretando a trilha sonora da videoperformance acompanhado por Josefina Cerqueira Pimenta (percussão e voz). “Paulo fica ao lado do palco, quase como numa ópera”, complementa Eder Santos.
Novas ferramentas
No dia 28, a programação do ON_OFF abre espaço para o encontro entre a música e o cinema com Repentismo Visual/Cinejoqueys, do coletivo paulista Visualfarm. Com uma estética audiovisual iniciada há oito anos nas pistas de dança underground, atualmente o grupo busca uma linguagem para o cinema ao vivo, fazendo a figura do DJ dividir espaço com a do CJ (cinejóquei, artista que trabalha tanto nas pistas de dança como nas salas de projeção, mixando cinema, música, clipes e tracks audiovisuais).
Repentismo Visual/Cinejoqueys é um dos trabalhos resultantes da parceria entre o CJ Alexis Anastasiou – fundador do Visualfarm e um dos pioneiros na atuação do cinejoquei no Brasil – e Diogo Shimokawa, o DJ Gen, igualmente membro do Visualfarm. Um set audiovisual, misturando bases sonoras próprias com remixes de cinema, TV e imagens de autoria do coletivo, é preparado no palco para a apresentação. Para isso são utilizados scracthes e instrumentos MIDI de percussão e sopro para acionar loops de música e imagens.
A dupla Müvi encerra a terceira edição do ON_OFF, no dia 29, com a videoperformance também inédita Commento. A dupla formada pelo artista plástico Ricardo Carioba e o músico Fabio Villas Boas constrói uma imagem a partir de 35 planos da cidade de São Paulo – captados por eles -, a qual se divide e se multiplica acompanhando alterações gráficas. No palco, a trilha sonora cria efeitos e sentidos polifônicos, altera o ritmo dos planos e elabora um tempo deslocado do movimento realista do cenário urbano. A apresentação observa a estagnação e trabalha a idéia de uma falsa velocidade no tempo, proporcionando uma experiência audiovisual de distorção da cidade.
“A intenção é mostrar uma outra forma de percepção de São Paulo, em um andamento bem mais lento que o normal”, explica Ricardo Carioba. “A música também segue esse ritmo, e é trabalhada de uma forma mais sensorial”, complementa.
PERFIS DOS ARTISTAS
Alexis Anastasiou
O artista iniciou a sua carreira improvisando e mixando imagens em pistas de dança do universo underground. Um dos pioneiros como cinejóquei no Brasil, cresceu junto com a cena de VJ. Em 2002, iniciou a Visualfarm. Foi também responsável pelo premiado VJ remix do filme Cidade de Deus. Desde 2005 faz pesquisas para o desenvolvimento de uma nova performance voltada para a construção de um cinema ao vivo. Em 2007 foi curador dos VJs do SkolBeats.
Eder Santos
Videoartista mineiro, já recebeu prêmios em todos os continentes do planeta. É referência internacional por seu trabalho barroco em movimento – seja como instalação, single channel, objeto ou performance.
DJ Gen
O paulista Diogo Shimokawa define sua atuação como uma “dinâmica exata”. Muito groove, mixagens extremamente técnicas e uma variação de estilos mostram uma figura inovadora, de conceito musical forte e introspectivo. Além de integrar o coletivo Visualfarm, desenvolve o projeto Skill4Fight – uma “revolta ativista” em ondas sonoras, influenciado pelo Industrial/Drum and Bass/Breakbeat -, que busca retratar as dificuldades sociais e políticas do Brasil.
Josefina Cerqueira
Percussionista, cantora, luthier e professora, foi integrante da Oficina de Improvisação Vocal e do Grupo de Música Cênica dirigidos pelo compositor Eduardo Guimarães Álvares. Faz parte desde 1989 do grupo multimídia dirigido por Paulo Santos (Uakti) e Éder Santos (vídeomaker). Também integra o grupo de Claudia Cimbleris desde 1995. Atualmente participa do espetáculo Águas da Amazônia, com o Grupo Uakti.
Maria Luísa Mendonça
A atriz carioca começou a carreira no teatro, tendo participado de peças como Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues), Os Gigantes da Montanha (Pirandello) e Romeu e Julieta (Shakespeare). Participou também de produções como as minisséries Engraçadinha (1995) e A Muralha (2000), a telenovela Senhora do Destino (2004) e filmes como Carandiru (2003).
Mônica Ribeiro
Atriz e bailarina, Mônica já integrou os grupos Oficcina Multimédia (Minas Gerais) e Taller Del Sótano (México). Como diretora teatral foi premiada pelo espetáculo Trama (Cia Móvel de Teatro do UNI-BH). Recebeu prêmios de melhor atriz pela peça Fuga en Mi e pelo curta Chuva nos Telhados Antigos, de Rafael Conde.
Müvi
A dupla formada por Ricardo Müller Carioba e Fabio Villas Boas surgiu em 2005 com o álbum Você Pensa e Faz ao Contrário (Peligro/Open Field), seguido pela peça quadrifônica Taking Place of Surface, apresentada na Pinacoteca do Estado. Fez apresentações nos festivais FILE/Hipersônica (SESI), Video Game (Sesc Pompéia), 10º Cultura Inglesa Festival (Centro Brasileiro Britânico) e Verbo (Galeria Vermelho). A dupla também tem o projeto UDDQEM de composição para som e imagem. Recentemente lançou o álbum Colher pelo selo Peligro.
Paulo Santos
O músico mineiro integra o Grupo Uakti desde a sua formação. Tem 11 CDs gravados e já se apresentou por todo o mundo. Como compositor, tem diversas trilhas premiadas em todas as formas de som para a imagem , performance, instalação, ópera e cinema.
PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de julho, 19h30
O LUGAR AONDE OS CARROS NÃO VÃO
Videoperformance de Eder Santos
Com a participação de Mônica Ribeiro, trilha sonora de Paulo Santos e participação especial de Maria Luisa Mendonça
Dia 28 de julho, 19h30
REPENTISMO VISUAL/CINEJOQUEYS
CJ Alexis e DJ Gen (Visualfarm)
Dia 29 de julho, 19h30
COMMENTO
Müvi – Ricardo Carioba e Fabio Villas Boas
SERVIÇO
Itaú Cultural
3ª Edição do ON_OFF Experiências em Live Image
De 27 a 29 de julho,
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br