Pela primeira vez em mais de 30 anos de história, o Viena realiza uma grande campanha com um investimento inicial de R$ 500 mil em um mix de comunicação bem amplo, que apresenta ações de endomarketing com funcionários, anúncios nas revistas Veja SP, Veja Rio, Quem, Acontece e Época, e um fato inédito: a estréia de um filme de 30 segundos que será veiculado a partir do dia 16 deste mês em todo o país, no horário nobre de importantes canais de televisão.
Desde que foi adquirida em 2007 pela International Meal Company (IMC), o Viena traçou um planejamento prevendo mudanças no conceito e na atuação da marca.
De acordo com Fabiana Ribeiro, Gerente de Marketing da IMC, para dar início a esta nova fase, o Viena contratou a Bluebox Design & Comunicação, agência com expertise em branding, comunicação e trade marketing no setor alimentício e responsável por desenvolver todo o material gráfico desta campanha, como anúncios de revista, peças para PDV e material de endomarketing para as 90 lojas da rede.
“A IMC optou por escolher uma agência que oferecesse um trabalho com a qualidade de grandes agências, porém com um diferencial no custo/benefício e que viabilizasse a campanha. Avaliamos trabalhos de grandes e importantes agências. A escolha da Bluebox para o início desta nova fase deu-se não apenas pelo fato de já trabalharem conosco em outras marcas do grupo, mas principalmente pela proposta apresentada para este trabalho, que realmente foi de destaque dentre as demais, visto que buscou características intrínsecas da marca Viena, proporcionando uma campanha fiel à planejada?, destaca Fabiana.
A campanha “Viena faz bem para você” mostra a importância da relação que existe entre o cliente e a rede de restaurantes, com uma visão mais voltada para o conceito de felicidade, que pode percebido na satisfação dos consumidores quanto ao atendimento, conforto do ambiente e a qualidade no preparo e sabor dos alimentos servidos nos restaurantes da rede.
“Esta nova campanha traz como destaque dois elementos tradicionais e presentes nos restaurantes do Viena: o giz de cera e as toalhas de papel branco para mesa. No filme, os desenhos feitos pelos clientes nas toalhas reagem ao aroma e sabor da comida e remetem a diversas sensações positivas. É isto que o slogan quer mostrar, algo que faz bem e foi feito para você”, explica Augusto Trigueirinho, sócio e diretor de novos negócios da Bluebox, que desenvolveu este conceito com o Diretor de Criação Lelo Nahas, da Mestiça Propaganda, agência responsável pela pesquisa e planejamento de mídia desta campanha.
Com inserções durante três meses nos canais SportTV, Fox, Universal, TNT e AXN, o filme da campanha conta com a presença de funcionários que tem um papel muito importante nas ações de marketing dirigidas ao público interno.
Para estabelecer uma relação que valorize o desempenho dos mais de 2.500 funcionários, o depto. de marketing do Viena preparou uma série de ações com o objetivo de incentivar a participação de todos na transmissão e prática do conceito “Viena faz bem para você”, seja em casa ou no trabalho. Uma destas ações de endomarketing premiará um colaborador e seu acompanhante com uma viagem e todas as despesas pagas para a Costa do Sauípe, na Bahia.
“Nosso objetivo é ativar comunicação e relacionamento com o público jovem, além de atrair novos consumidores e fidelizar os habituais. O Viena busca ser visto como um restaurante democrático, que é preferido por todos, devido ao fato de ser acessível a diversos perfis como executivos, jovens, famílias e estudantes”, afirma Andréa Pires, Diretora Comercial e de Marketing da IMC.
Como de costume, para uma empresa que planeja aumentar suas operações no setor de alimentação em todo o Brasil e na América Latina, o Viena segue uma das tendências atuais neste setor e inaugura na próxima terça-feira (15/09), mais uma loja da rede em um Shopping Center. A nova unidade, com a bandeira Viena Express, ficará na praça de alimentação do Galleria Shopping, na cidade de Campinas, interior de São Paulo.
Ficha técnica do filme
Título: “Desenho”
Anunciante: IMC / VIENA®
Produto: VIENA® – Campanha “VIENA® Faz bem para você”
Agência: Bluebox Design & Comunicação / Mestiça Propaganda
Criação: Bluebox Design & Comunicação / Mestiça Propaganda
Direção de criação: Lelo Nahas
Ilustração: Marcos Muller
Redação: Dennis Fillipini
Atendimento: Leda Nepomuceno
Mídia: Mestiça Propaganda
Produtora/filme: OtherSide Brasil
Direção/filme: Carmine Bagnato
Direção/fotografia: Cristhian Perez
Produção/filme: Equipe OtherSide Brasil
Montagem: Carmine Bagnato
Produtora/som: Audiowork
Produção/som: Equipe Audiowork
Aprovação/cliente: Fabiana Ribeiro/ Andréa Pires