Imagine ver seu filho na rua, após ele ter sido uma vítima fatal de arma de fogo há nove anos? Esta foi a experiência que pais, amigos e familiares de oito vítimas viveram há algumas semanas na praça St. James, em Chicago no Estados Unidos, por meio da exposição The Unforgotten.
A FCB Chicago firmou parceria com o Conselho de Illinois Contra a Violência com Armas de Fogo para criar essa incrível e comovente exposição sobre as vítimas de armas de fogo, cujo objetivo é garantir que aqueles que perderam suas vidas por causa de violência nunca sejam esquecidos.
A exposição, que é itinerante, exibe impressionantes estátuas realistas de vítimas reais, com o objetivo de alertar para a absurda perda de vidas causadas por armas de fogo nos Estados Unidos. As estátuas são criadas a partir de roupas e objetos reais das vítimas de armas de fogo, o que empresta mais que o realismo que emociona mães e pais, a realidade da vida, pois são roupas de pessoas comuns, como as nossas. A diferença é que não estão mais entre nós para contar suas histórias, viver a vida, as experiências que consideramos imprescindíveis. As vítimas das armas de fogo abrem ainda uma ferida enorme no coração dos pais, dos filhos pela ruptura não prevista do ciclo natural da vida.
O documentário produzido pela FCB Chicago mostra, além da repercussão dessa mostra, os depoimentos dos familiares das vítimas de armas de fogo que cederam roupas e objetos para a ação e também as reações do público nos locais em que essas “estátuas” forma posicionadas em sinal de alerta.