A TAM Linhas Aéreas (Bovespa: TAMM4 e NYSE: TAM) divulga hoje sua nova campanha de reposicionamento com o mote Compromisso. Desenvolvida pela Young & Rubicam, do grupo Newcomm, as peças publicitárias ressaltam o compromisso dos mais de 22 mil funcionários da empresa com a Paixão pela Aviação e o Espírito de Servir.
O trabalho traz a materialização de um longo processo de estudo de branding desenvolvido pela Thymus Branding. A empresa conduziu atualizações da essência da empresa, que buscam fortalecer a dedicação pela arte do bem-servir, disseminada entre os funcionários da TAM por seu fundador, o comandante Rolim Adolfo Amaro.
“Fizemos um grande alinhamento na arquitetura da marca TAM, diz Manoela Amaro, diretora de Marketing da companhia aérea. Segundo ela, isso foi realizado com a adoção do conceito de monomarca mais descritivo, com o objetivo de organizar as expressões relevantes das marcas. Esse alinhamento trouxe também uma nova definição para a nomenclatura da marca utilizada nos mercados internacionais, que era adaptada país a país em idioma local, com a tradução de Companhia Aérea Brasileira”, diz Manuela Amaro. Agora, com a expansão internacional que atingimos, o objetivo é se beneficiar desta globalização. Passamos a ser reconhecidos como TAM Airlines.
“O reposicionamento também trouxe mais que um slogan publicitário, trouxe um “statement posicional”: TAM – Paixão por voar e servir. E a nova marca não é apenas o símbolo de uma empresa, é a marca registrada da nossa Missão. Sentimos a necessidade de expressar esse reposicionamento na estética da marca”, diz. Os contornos ficaram mais arredondados e, para evidenciar a paixão por voar e servir, incorporamos um símbolo estilizado em forma de gaivota, na cor azul.
Todas as aeronaves, as frotas de ônibus de passageiros, os veículos da divisão de cargas da companhia e demais pontos de contato com clientes receberão nova proposta visual para destacar a logomarca.
A campanha institucional na TV aberta e por assinatura estréia em todo o Brasil nesta sexta-feira (22), no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo. Intitulada Compromisso, a série de oito filmes traduz o compromisso da TAM e de seus mais de 22 mil funcionários em oferecer aos seus clientes o melhor serviço. Sua veiculação também será feita internacionalmente.
Para a campanha de mídia impressa, a Y&R elaborou encartes para circulação nas principais revistas semanais e mais 15 anúncios em página simples e duplas. Além dessas ações, a campanha também conta com material em mobiliário urbano e outdoor fora de São Paulo.
As agências do Grupo Newcomm, Dez Brasil e a Wunderman serão responsáveis pelos desdobramentos de ações em outras áreas. A Dez Brasil cuidará da folheteria e material de below the line (BTL) em geral, e a Wunderman, especializada em marketing de relacionamento e estratégia digital, fará toda a comunicação online.